ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SERRA DO MEL - EFAMEL: RESGATANDO A HISTORICIDADE DE UM LEGADO
Palavras-chave:
Educação do Campo. Escola Família Agrícola. Pedagogia da alternânciaResumo
O presente trabalho aborda um estudo realizado no município de Serra do Mel/RN. A pesquisa buscou trazer a memória o funcionamento da ex-Escola Família Agrícola de Serra do Mel – EFAMEL, objetivando a reflexão acerca da importância e da vasta contribuição que a mesma proporcionou para as comunidades camponesas da referida cidade, tendo em vista a necessidade de uma possível reabertura. O município no qual foi desenvolvida a pesquisa destaca-se por ser uma região de terras produtivas, onde seus habitantes vivem predominantemente da agricultura e da apicultura. Quanto aos aspectos metodológicos, fundamentamos teoricamente o artigo em autores como: FREIRE (1987), ARROYO; CALDART e MOLINA (2004), TEIXEIRA (2008), por meio de pesquisas em sites e em artigos relacionados a temática, e utilizamos ainda uma entrevista semiestruturada que trará uma retrospectiva do funcionamento da ex-escola agrícola, através das vozes de ex-alunos, ex-professores e ex-gestor que foram participantes desse cenário contextualizado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-10-10
Edição
Seção
ARTIGOS COMPLETOS - GT 2
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).