PRESSA EM CONTAR: RELATO AUTOBIOGRÁFICO DE HISTÓRIAS E MEMÓRIAS NO PERCURSO DE AUTOFORMAÇÃO
Palavras-chave:
Ansiedade. TAG. Educação.Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), apontado, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), como um distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva persistente e de difícil controle. Através do método autobiográfico contarei minha história tendo como base o diagnóstico depois dos 30 anos. Trarei memórias e reminiscências dos momentos alcançados no chão de minha vida escolar, relacionando-os com comportamentos que acredito terem qualquer proximidade com o TAG. Quero com isso, alertar sobre este problema e permitir aos pais e professores maior entendimento sobre suas causas, efeitos e tratamentos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
Alberti. v. Literatura e autobiografia: a questão do sujeito na narrativa. Estudos históricos, vol. 4, n. 7: Rio de Janeiro, 1991.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. Violar memórias e gestar a história: abordagem a uma problemática fecunda que torna a tarefa do historiador um parto difícil. CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, n. 15: Recife, 1994. Disponível em:
< http://www.revista.ufpe.br/revistaclio/index.php/revista/article/viewFile/809/657> Acesso em: 10 de dezembro de 2016.
CASTILLOA, A. R. G. L. ... et al. Transtornos de ansiedade. Rev. Bras. Psiquiatr. vol. 22. s.2 São Paulo Dec. 2000. Disponível em:
< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462000000600006> Acesso em: 09 de dez. de 2016.
CAVALER, C. M; GOBBI, S. L. Transtorno de ansiedade generalizada In: SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE – SICT-Sul, 2, Santa Catarina. Resumos... Santa Catarina: II Simpósio de Integração Científica e Tecnologia do Sul Catarinense, 2013, p. 730.
DSM-V – Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. trad. Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.; – 4.ed. rev. – Porto Alegre: Artmed, 2014. 948 p.
FREEMAN, D. FREEMAN, J. Ansiedade: o que é, os principais transtornos e como tratar. Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre, RS: L&PM, 2016.
MALLET, Marie-Anne. Essas lembranças que constroem o eu escolar... Revista Educação em Questão. v. 25, n. 11, Natal: Edufrn, 2006
SOUZA, E. C. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão. v. 25, n. 11, Natal: Edufrn, 2006.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. Violar memórias e gestar a história: abordagem a uma problemática fecunda que torna a tarefa do historiador um parto difícil. CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, n. 15: Recife, 1994. Disponível em:
< http://www.revista.ufpe.br/revistaclio/index.php/revista/article/viewFile/809/657> Acesso em: 10 de dezembro de 2016.
CASTILLOA, A. R. G. L. ... et al. Transtornos de ansiedade. Rev. Bras. Psiquiatr. vol. 22. s.2 São Paulo Dec. 2000. Disponível em:
< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462000000600006> Acesso em: 09 de dez. de 2016.
CAVALER, C. M; GOBBI, S. L. Transtorno de ansiedade generalizada In: SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE – SICT-Sul, 2, Santa Catarina. Resumos... Santa Catarina: II Simpósio de Integração Científica e Tecnologia do Sul Catarinense, 2013, p. 730.
DSM-V – Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. trad. Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.; – 4.ed. rev. – Porto Alegre: Artmed, 2014. 948 p.
FREEMAN, D. FREEMAN, J. Ansiedade: o que é, os principais transtornos e como tratar. Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre, RS: L&PM, 2016.
MALLET, Marie-Anne. Essas lembranças que constroem o eu escolar... Revista Educação em Questão. v. 25, n. 11, Natal: Edufrn, 2006
SOUZA, E. C. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão. v. 25, n. 11, Natal: Edufrn, 2006.
Downloads
Publicado
2017-10-10
Edição
Seção
ARTIGOS COMPLETOS - GT 1
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).