A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO REGULAR
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Educação, InclusãoResumo
O presente trabalho privilegia uma discussão sobre as políticas públicas educacionais voltadas para a inclusão de alunos com necessidades especiais. Para melhor compreensão sobre esta temática utilizaremos como respaldo teórico os autores Azevedo (2010), Bedaque (2011), Kassar (1999), Sage (1999), e a Lei Brasileira de Inclusão nº 13146/15. Deste modo o estudo tem como objetivo evidenciar e discutir sobre as políticas públicas educacionais nacionais e as legislações e decretos que propiciam os direitos aos alunos a terem iguais oportunidades á educação. Para desenvolver esta pesquisa, a metodologia utilizada foi o estudo bibliográfico, mediante a análise de artigos científicos, onde a investigação se caracteriza por ser qualitativa. As considerações finais elucidam para uma visão de maior compreensão das políticas públicas educacionais e sua ação na vida de pessoas com deficiência, as intervenções voltadas para a educação asseguram direitos aos cidadãos, possibilitando que os mesmos possam participar de todas as atividades tendo iguais oportunidades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
AZEVEDO, Janete Maria Lins de. Reflexões sobre políticas públicas e o PNE. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 4, n. 6, p. 27-35, jan./jun. 2010.
BEDAQUE, Selma Andrade de Paula. O atendimento educacional especializado no processo de inclusão escolar, na rede municipal de ensino de Mossoró/RN, Natal, Dez. 2011.
BRASIL, Decreto nº 6.571. de 17 de setembro de 2008, que dispões sobre o atendimento educacional especializado.
FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de. A política da avaliação de políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 20, n. 59, p. 97-109, out. 2005.
________. LEI 9394 – LDB – Lei das Diretrizes e Bases da Educação, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 28/10/2016
________. LEI 13146 – LBI - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm Acesso em: 29/10/2016
MENEZES. Ebenezer Takuno de Transversalidade. Disponível em: http://www.educabrasil.com.br/transversalidade/ Acesso em: 29/10/2016
MEC. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC/SEESP, Brasília, 2008. Disponível em: http://peei.mec.gov.br/arquivos/politica_nacional_educacao_especial.pdf Acesso em: 30/10/2016
NEGRINE, Tatiane. Políticas Públicas e altas habilidades/superdotação. IX Congresso Nacional de Educação, Santa Maria, Rio Grande do Sul, out. 2009.
Parâmetros Curriculares Nacionais- Adaptações Curriculares- Educação Especial. Brasília: MEC, 1998. Disponível: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf Acesso em: 31/10/2016
BEDAQUE, Selma Andrade de Paula. O atendimento educacional especializado no processo de inclusão escolar, na rede municipal de ensino de Mossoró/RN, Natal, Dez. 2011.
BRASIL, Decreto nº 6.571. de 17 de setembro de 2008, que dispões sobre o atendimento educacional especializado.
FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de. A política da avaliação de políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 20, n. 59, p. 97-109, out. 2005.
________. LEI 9394 – LDB – Lei das Diretrizes e Bases da Educação, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 28/10/2016
________. LEI 13146 – LBI - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm Acesso em: 29/10/2016
MENEZES. Ebenezer Takuno de Transversalidade. Disponível em: http://www.educabrasil.com.br/transversalidade/ Acesso em: 29/10/2016
MEC. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC/SEESP, Brasília, 2008. Disponível em: http://peei.mec.gov.br/arquivos/politica_nacional_educacao_especial.pdf Acesso em: 30/10/2016
NEGRINE, Tatiane. Políticas Públicas e altas habilidades/superdotação. IX Congresso Nacional de Educação, Santa Maria, Rio Grande do Sul, out. 2009.
Parâmetros Curriculares Nacionais- Adaptações Curriculares- Educação Especial. Brasília: MEC, 1998. Disponível: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf Acesso em: 31/10/2016
Downloads
Publicado
2017-10-11
Edição
Seção
ARTIGOS COMPLETOS - GT 1
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).