MÉTODOS TRADICIONAIS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: PROCESSO SINTÉTICO E PROCESSO ANALÍTICO
Palavras-chave:
Alfabetização, Métodos, DesenvolvimentoResumo
Os sistemas de alfabetização são múltiplos nos proporcionando a capacidade de aprendizagem de acordo com o método de ensino que nos é aplicado. No Brasil, atualmente, o método de alfabetização utilizado é o Construtivista, porém abordaremos nessa pesquisa algumas teorias do processo tradicional de alfabetização, focando nos métodos sintéticos e analíticos e evidenciando sua importância para o desenvolvimento da alfabetização ainda nos dias atuais. Para isso, dialogaremos com Mortatti (2015), Almeida (2010), Fontes e Benevides (2012), o que caracteriza nossa pesquisa como Bibliográfica. Além disso, iremos descrever um pouco sobre o uso das cartilhas no processo alfabetizador refletindo sobre a importância desse método no desenvolvimento da aprendizagem, como também a importância de aproveitar e estimular cada processo da criança.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ALMEIDA, Mariana Aparecida Paes. Métodos alfabetizadores: reflexões acerca da prática pedagógica de uma professora de 1ª série do ensino fundamental. Educere. Anais do II Congresso Nacional de Educação. Curitiba - Paraná, 2008. Disponível em: < http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/344_948.pdf >. Acesso em: 05 dez. 2016.
BORGES, Cezar Afonso. Curso: educação infantil e alfabetização. Instituto Superior de Educaçação do Vale do Juruena. Associação Juinense de Ensino Superior do Vale do Juruena Pós-Graduação Lato Sensu em Educação infantil e alfabetização. Mato Grosso, 2008. Disponível em: <http://www.pos.ajes.edu.br/arquivos/referencial_20110625101510.pdf >. Acesso em: 10 maio. 2017.
MENDONÇA. Universidade Estadual Paulista. Pró-reitoria de Graduação U58c (Org.). Caderno de formação Formação de Professores Bloco 02 - Didática dos Conteúdos. 2011. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 10 maio 2017.
MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges correia de; LEAL, Telma
Ferraz. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita. Belo Horizonte: Autêntica,
2005. Disponível em < http://pt.scribd.com/doc/39256026/ALFABETIZACAO-apropriacaodo-sistema-de-escrita-alfabetica> 15 de Nov. 2012.
MORTATTI, Maria Rosário Longo. João köpke (1852-1926) na história do ensino de leitura e escrita no brasil. São Paulo: Unesp, v. 3, 2015. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/3nj6y/pdf/mortatti-9788568334362-05.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2016.
MORTATTI, Maria Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no brasil. Portal MEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ensfund/alf_mortattihisttextalfbbr.pdf. Acesso em: 10 de maio 2017.
SCHEFFER, Ana Maria Moraes; ARAÚJO, Rita de Cássia Barros de Freitas; ARAÚJO, Viviam Carvalho de. Cartilhas: das cartas ao livro de alfabetização. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss20_04.pdf>. Acesso em: 05 dez. 2016.
BORGES, Cezar Afonso. Curso: educação infantil e alfabetização. Instituto Superior de Educaçação do Vale do Juruena. Associação Juinense de Ensino Superior do Vale do Juruena Pós-Graduação Lato Sensu em Educação infantil e alfabetização. Mato Grosso, 2008. Disponível em: <http://www.pos.ajes.edu.br/arquivos/referencial_20110625101510.pdf >. Acesso em: 10 maio. 2017.
MENDONÇA. Universidade Estadual Paulista. Pró-reitoria de Graduação U58c (Org.). Caderno de formação Formação de Professores Bloco 02 - Didática dos Conteúdos. 2011. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf>. Acesso em: 10 maio 2017.
MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges correia de; LEAL, Telma
Ferraz. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita. Belo Horizonte: Autêntica,
2005. Disponível em < http://pt.scribd.com/doc/39256026/ALFABETIZACAO-apropriacaodo-sistema-de-escrita-alfabetica> 15 de Nov. 2012.
MORTATTI, Maria Rosário Longo. João köpke (1852-1926) na história do ensino de leitura e escrita no brasil. São Paulo: Unesp, v. 3, 2015. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/3nj6y/pdf/mortatti-9788568334362-05.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2016.
MORTATTI, Maria Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no brasil. Portal MEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ensfund/alf_mortattihisttextalfbbr.pdf. Acesso em: 10 de maio 2017.
SCHEFFER, Ana Maria Moraes; ARAÚJO, Rita de Cássia Barros de Freitas; ARAÚJO, Viviam Carvalho de. Cartilhas: das cartas ao livro de alfabetização. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss20_04.pdf>. Acesso em: 05 dez. 2016.
Downloads
Publicado
2017-10-16
Edição
Seção
ARTIGOS COMPLETOS - GT 4
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).