ANÁLISE DO ENSINO DE GRAMÁTICA EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Gramática, Análise, Sala de aula,Resumo
O presente artigo busca analisar sobre o ensino da gramática pautado na visão tradicional e na perspectiva da linguagem. Para tanto, serão analisadas algumas das concepções de gramática e linguagem e as teorias subjacentes a tais visões e sua relação com o ensino gramatical em sala de aula. Analisando como o professor de português do Ensino Fundamental II está lidando com o embate entre a tradição escolar gramatical e as novas propostas de ensino que visam desbancá-la, ao desenvolverem aquilo que os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa chamam de Eixo da Reflexão e Análise Sobre a Língua. Do ponto de vista teórico ao ponto de vista metodológico, na abordagem qualitativa, o resultado indica a coexistência de diferentes perspectivas teórico-metodológicas na prática do professor, existente nesse eixo de ensino, perspectivas essas que se delineiam mais claramente em função dos conteúdos linguísticos selecionados e trabalhados pelo docente em sala de aula.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 11 ed. São
Paulo: Hucitec, 2004.
BRITTO, Luiz Percival Leme. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Marins Pontes, 1997.
GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: _____. (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1997, p.39-46.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 1990.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1997.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. S. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática. 10 ed. São Paulo. Cortez, 2005.
Paulo: Hucitec, 2004.
BRITTO, Luiz Percival Leme. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Marins Pontes, 1997.
GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: _____. (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1997, p.39-46.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 1990.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1997.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. S. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática. 10 ed. São Paulo. Cortez, 2005.
Downloads
Publicado
2017-10-16
Edição
Seção
ARTIGOS COMPLETOS - GT 4
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).