CARACTERÍSTICAS GERAIS DE PRODUÇÃO DE CAPRINOS LEITEIROS EM PARANATAMA, PE

  • Wellison Jarles da Silva Diniz Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns - Graduando do Curso de Bacharelado em Zootecnia.
  • Rosangela Bento de Almeida Graduanda em Zootecnia- Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns
  • Rafael Feitosa Cardozo Graduando em Medicina Veterinária. UFRPE-UAG.
  • Camila de Morais Pedrosa Graduanda em Medicina Veterinária. UFRPE-UAG.
  • Paulo Jedyson da Silva Feitosa Graduando em Medicina Veterinária. UFRPE-UAG.
  • Daniel Friguglietti Brandespim Professor adjunto. UFRPE-UAG.

Resumo

Objetivou-se caracterizar os sistemas de produção de caprinos leiteiros no município de Paranatama-PE, identificando as unidades de produção, as práticas de manejo e os aspectos de gerenciamento. Foram visitadas 16 propriedades e levantadas informações referentes ao perfil sócio-econômico, aos sistemas de produção e manejo e às práticas de ordenha. Os resultados demonstraram que se trata de uma atividade familiar, secundária e de baixo nível tecnológico. As propriedades variam de 1 a 10 hectares, com rebanhos entre 3 a 21 cabeças e produtividade média de 1 kg de leite/dia/animal. Os animais são criados de forma semi-intensiva, onde a principal fonte de alimentação para os rebanhos é o recurso forrageiro nativo (44%). Apenas seis (38%) das propriedades fazem o registro zootécnico do rebanho e apenas cinco (31%) recebem assistência técnica. As práticas de ordenha, manejo sanitário, nutricional e reprodutivo são inadequados e deficientes. Embora a atividade seja de grande importância, observa-se a falta de capacitação dos produtores para desempenhá-la de forma viável, sendo necessária a estruturação e capacitação dos produtores de modo que haja um progresso na atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellison Jarles da Silva Diniz, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns - Graduando do Curso de Bacharelado em Zootecnia.
Graduando em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns - desenvolve trabalhos voltados a Biologia Molecular com ênfase à produção animal. Atualmente participa do projeto de pesquisa intitulado Associações entre polimorfismos genéticos de fatores antimicrobianos, mastite e produção de leite.
Publicado
2014-07-07
Seção
Original Articles / Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor (es)