Desafios na aprendizagem de programação introdutória em cursos de TI da UFERSA, campus Pau dos Ferros: um estudo exploratório

  • Gabriel Luídy Moreira UFERSA
  • Wallace Holanda
  • Jarbele Cássia da S. Coutinho
  • Ferdinandy S. Chagas

Resumo

O presente trabalho é resultado de um Survey não supervisionado aplicado com alunos das disciplinas de programação introdutória, buscando identificar as possíveis causas para a persistência desse problema. O questionário foi elaborado em duas seções de 10 perguntas cada uma, a primeira referente às informações pessoais, e, a segunda, sobre a disciplina. No total, 110 foram alunos entrevistados. A maioria dos discentes afirmaram possuir dificuldades no desenvolvimento da lógica de programação e no entendimento da sintaxe da linguagem; com relação aos conteúdos estudados, funções e estruturas de repetição foram identificados como os mais dificultosos.
Publicado
29-05-2018
Edição
Seção
Artigos - Comunicação Oral