Monitoramento De Desempenho Do Sistema Fotovoltaico Conectado À Rede Elétrica Do Instituto Federal Do Rio Grande Do Norte Campus Pau Dos Ferros.

Authors

  • José Henrique Maciel de Queiroz UFERSA/Centro Multidisciplinar Pau dos Ferros
  • José Flávio Timoteo Júnior UFERSA/Centro Multidisciplinar Pau dos Ferros
  • Rogério de Jesus Santos UFERSA/Centro Multidisciplinar Pau dos Ferros

Abstract

A utilização da energia solar em suas mais diversas formas vem crescendo rapidamente nos últimos anos e o território brasileiro é bastante favorável a essa nova tendência. Dessa forma, o enfoque desta pesquisa deu-se ao emprego da energia solar na geração de eletricidade, em escala de minigeração distribuída. Por dispor de uma usina de geração do tipo citado, o IFRN campus Pau dos Ferros foi escolhido como cenário principal do estudo. Realizou-se então, um monitoramento do desempenho e do rendimento que no primeiro mês foi 5,83 MWh em julho, no segundo 4,57 MWh e no terceiro mês foi de 17,05 MWh. Evidenciando assim a eficiência do sistema.

Published

2017-05-18

Most read articles by the same author(s)

Obs.: This plugin requires at least one statistics/report plugin to be enabled. If your statistics plugins provide more than one metric then please also select a main metric on the admin's site settings page and/or on the journal manager's settings pages.