O USO DE IMAGENS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LIBRAS COMO L1 E LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA OS SURDOS

Autores

  • Gisele Oliveira da Silva IFRN
  • Katyuscia Maria da Silva

Palavras-chave:

Língua de Sinais, Língua Portuguesa, Imagens,

Resumo

As concepções mais atuais de ensino defendem que a língua deve ser tratada como atividade discursiva, enfatizando a linguagem como constitutiva do sujeito. Assim, as práticas de ensino para alunos surdos precisam envolvê-los em atividades socioculturais a partir da mediação do outro, professor. Neste ínterim, a Libras deve ser reconhecida e acolhida como a primeira língua e língua de instrução dos alunos surdos, sendo aquela que antecede e possibilita a construção da escrita por estes sujeitos, em Língua Portuguesa, considerada como segunda língua. Desse modo, é preciso pensar nas especificidades destes alunos, reconhecendo a importância do uso de imagens no ensino destas línguas. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar o relato de uma experiência desenvolvida a partir da parceria entre a professora do atendimento educacional especializado e professores especializados em Libras no contexto de uma escola de Ensino Fundamental de Natal/RN.  Os alunos, ainda em processo de apropriação da Libras e da Língua Portuguesa, em sua modalidade escrita, apresentavam forte resistência para a aprendizagem da escrita. Frente ao exposto, desenvolvemos o projeto pedagógico “Cultura Surda: imagens que falam sobre...”, apoiando-nos no uso da fotografia como método de pesquisa, por meio do qual, objetivamos ofertar espaços de acolhimento e de desenvolvimento da capacidade visual dos alunos, propiciando a apropriação das duas línguas.  Como resultados, os alunos ampliaram sua capacidade discursiva nestas línguas e os professores, por outro lado, tiveram a possibilidade de reorganizar suas práticas pedagógicas, considerando as especificidades dos alunos surdos e o uso das imagens. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Oliveira da Silva, IFRN

Professora Intérprete de Libras na Rede Municipal de Ensino de Natal/RN. Especialista em Tradução, Interpretação, docência e proficiência da Libras

Katyuscia Maria da Silva

Pedagoga – Professora de SRM na Rede Municipal de Ensino de Natal/RN- Especialista em Alfabetização e Educação Infantil.


Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, 2008. 19 p.

______. Lei de 10.436/2002, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras.

______. Decreto 5.626/2005, 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

DAMÁZIO, M. F. M. Educação Escolar Inclusiva das Pessoas com Surdez na Escola Comum: Questões Polêmicas e Avanços Contemporâneos. In: II Seminário Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, 2005, Brasília. Anais. Brasília: MEC, SEESP, 2005. p.108 – 121.

______. Atendimento Educacional Especializado: Pessoa com Surdez. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.

DAMÁZIO, M. F. M.; FERREIRA, J. Educação Escolar de Pessoas com Surdez-Atendimento Educacional Especializado em Construção. Revista Inclusão: Brasília: MEC, V.5, 2010. p.46-57.

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. Ed. 24. São Paulo: Cortez, 2001.

GUARINELLO, Ana Cristina. O papel do outro na escrita de sujeitos surdos. São Paulo: Plexus, 2007.

KARNOPP, L. B. Língua de Sinais e Língua Portuguesa: em busca de um diálogo. In LODI, A. C. B; HARRISON, K. M. P; TESKE, O. (orgs). Letramento e minorias. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2002.

NATAL. Resolução nº 05 /2009, 28 de janeiro de 2010. Fixa normas relativas à educação das pessoas com necessidades educacionais especiais no Sistema Municipal de Ensino do Natal/RN. Diário Oficial [do Município de Natal/RN], Natal, RN, ano X, n. 1732, 28 Jan. 2010, p. 04.

PEIXOTO, R. C. Algumas considerações sobre a interface entre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a Língua portuguesa na construção inicial da escrita pela criança surda. Campinas: Cad. Cedes, v. 26, n. 69, p.205-229, maio/ago. 2006.

QUADROS, R. M. de. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

SÁ, N. L. Cultura, poder e educação de surdos. São Paulo: Paulinas, 2006.

SILVA. O. G. Escutando a Surdez: signos e produção de sentidos por adolescentes surdos. Trabalho de conclusão de Curso em Psicologia. Universidade Potiguar – UNP, 2011.

Downloads

Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS