Autonarrativas como modo de en-agir no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência – Capsi/Mossoró

Autores

  • Vicente Celeste de Oliveira Júnior UERN/UFERSA
  • Karla Rosane do Amaral Demoly UFERSA
  • Francisco Antonio de Sousa UFERSA

Palavras-chave:

Autonarrativa, Oficinando em Rede, Capsi Mossoró, Transtorno Mental, Lei 13.146/15.

Resumo

cerne seja a autonarrativa. É um campo de investigação que tem tomado relevo nos últimos anos. Descrever as formas de acolhimento e de potencialização das capacidades humanas de conhecer, produzir, conviver e configurar a realidade em que vivemos constitui, no nosso entendimento, um fazer necessário. Portanto, ao situar o projeto no campo Multidisciplinar das Ciências Ambientais ressaltamos que trata-se de problemática que interage com a conservação da vida de um dos seres vivos no ambiente, o ser humano, ser este que vive e sofre as consequências do que somos capazes de produzir nas linguagens, dentre eles, a autonarrativa dos sujeitos da pesquisa, tendo sido observado, os gestos, palavras, dispositivos de poder e de saber que configuram as realidades que produzimos no transcurso da experiência como modo de en-agir. Observar sem interagir e não afetar os sujeitos constituiu o propósito da nossa pesquisa. O Centro de Atendimento Psicossocial da Criança e do Adolescente – CAPSi – Mossoró foi o lócus da nossa investigação, a partir do Programa Oficinando em Rede da Universidade Federal Rural do Semiárido, sob a Coordenação da Profa Dra Karla Rosane do Amaral Demoly, que é desenvolvido a partir da interação dos sujeitos diagnosticados com transtorno mental. O propósito do projeto é fazer com que os sujeitos tenham interação com as tecnologias digitais. Destacamos como de considerável importância para os sujeitos da pesquisa a tutela dos seus direitos a partir das legislações que tratam da inclusão, principalmente com o advento da Nova Lei de Inclusão que entrará em vigor a partir de janeiro de 2016, lei 13.146/15.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF,1988.

FREIRE, P. Política e educação. 3ª edição. São Paulo, Cortez, 1997 (Coleção questões da nossa época; v, 23).
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Trad. Raquel Ramalhete. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
MATURA, Humberto R. e VARELA, Francisco J. A Árvore do Conhecimento. São Paulo – SP: Palas Athenas, 2001. tradução: Humberto Mariotti e Lia Diskin. 8ª. Edição 2010.

PELLANDA, Nize Maria Campos. A música como reencantamento: um novo papel para a educação. Universidade de Santa Cruz do Sul, Revista da Associação Brasileira de Educação Musical, no 10, março de 2004.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

ARTIGOS COMPLETOS