Feminismo: história, luta de classe e construção teórica

Autores

  • Elainy Cristina Rodrigues Pereira UERN

Palavras-chave:

Subordinação Feminina, Movimento Feminista, Desigualdades de Gênero.

Resumo

O presente trabalho apresentou uma importante discussão acerca do movimento feminista, resgatando sua história, lutas e construções teóricas acerca da subordinação e opressão feminina. O (A) leitor (a) será levado (a) à aproximar-se da construção de uma visão crítica acerca da realidade de desigualdades presente na vida das mulheres. Abordar-se-á os importantes estudos sobre as desigualdades com relação aos gêneros, liderados pelas teóricas feministas no entuito da compreenssão do que está por trás da realidade de subordinação e opressão feminina, direcionando-se à busca da igualdade entre os sexos. Explanar-se-á que o movimento feminista através da construção do conceito de gênero desconstroi a visão acerca das desigualdades entre os sexos como algo natural, e através dessa desnaturalização constroi caminhos que conduzem à sua transformação e à libertação da subordinação e opressão da vida das mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA, Ana Alice Alcantara. O movimento feminista no Brasil: dinâmicas de uma intervenção política. In: Revista Gênero, v. 5, n. 2, pp. 9-35, 1. sem. 2005. Disponível em: <http://www.ieg.ufsc.br/admin/downloads/artigos/01112009-115122costa.pdf>. Acesso em: 23 set. 2015

LEVATTI, Giovanna Eleutério. "Um breve olhar acerca do Movimento Feminista". Bauru: UNESP, 2011.

PISCITELLI, Adriana. “Recriando a (categoria) Mulher?”. In: Leila Algranti (org.) “A prática Feminista e o Conceito de Gênero”. Textos Didáticos, nº 48. Campinas, IFCH-Unicamp, 2002, pp. 7-42.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS