“Um inimigo em comum”: o patriarcado como categoria explicativa da opressão às mulheres e aos sujeitos lgbt

Autores

  • Iago Henrique Fernandes de Sousa Moura UERN
  • Thaisa Vanessa Costa Oliveira UERN

Palavras-chave:

Heterossexualidade, Mulheres, Patriarcado, Sujeitos Lgbt.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade problematizar como o patriarcado, enquanto sistema de dominação dos homens sobre as mulheres, oprime tanto esta categoria quanto os sujeitos LGBT. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica para compreendermos como o patriarcado se estrutura, por exemplo, através da heterossexualidade, que controla o corpo e a sexualidade das mulheres, impondo um regime de orientação sexual “legítimo”, que discrimina e invisibiliza as diversas formas de vivências das relações afetivo-sexuais e identidade de gênero de mulheres e homens. No decorrer do artigo situamos a importância da compreensão das dimensões de classe, “raça” e gênero como organicamente articuladas e fundamentais para analisarmos a condição de dominação das mulheres e dos sujeitos LGBT. O domínio do homem sobre o corpo e a sexualidade das mulheres no interior das relações patriarcal-racista-capitalistas torna-se funcional à reprodução desse modo de produção na medida em que mantém o regime da perpetuação da propriedade privada e da herança. Nessa esteira, a opressão aos sujeitos LGBT ocorre devido a imposição do heterossexismo, um dos eixos de sustentação do patriarcado, que nega a diversidade sexual e de gênero como um dimensão constitutiva da vida humana, por não ter a finalidade de procriar. Concluímos, portanto, que o patriarcado é um dos obstáculos que impede a libertação das mulheres e dos sujeitos LGBT nas mais diversas esferas da vida social, especificamente, na vivência e exercício de autonomia sobre sua sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ÁVILA, Maria Betânia. Feminismos, cidadania e transformação social. p. 15-51 In: AVILA, Maria Betânia. Et al (org) Textos e imagens do feminismo: mulheres construindo a igualdade. Recife: SOS Corpo, 2001


CISNE, Mirla. Feminismo e consciência de classe no Brasil. São Paulo: Cortez, 2014.


______; SANTOS, Silvana Mara de Morais. Movimentos feministas e pela liberdade de orientação e expressão sexual: relações com a luta de classes no Brasil de hoje. In: ABRAMIDES, Maria Beatriz; DURIGUETTO, Maria Lúcia. Movimentos Sociais e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2015.


DELPHY, Christine. Patriarcado (teorias do). In: Helena Hirata...[et al.] (orgs.). Dicionário Crítico do Feminismo. São Paulo: Editora UNESP, 2009.


OKITA, Hiro. Homossexualidade: da opressão à libertação. São Paulo: Editora Sundermann, 2007.


SAFFIOTI, Heleieth I. B. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987. (Coleção polêmica).


SANTOS, Silvana Mara Morais. OLIVEIRA, Leidiane. Igualdade nas relações de gênero na sociedade do capital: limites, contradições e avanços. Revista Katálisys. Florianópolis v. 13 n. 1 p. 11 a 19 jan./jun. 2010.


WELZER-LANG, Daniel. A construção do masculino: dominação das mulheres e homofobia.
Revista Estudos Feministas, ano 9, n. 2, 2001.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS