A qualidade de vida no trabalho de portadores de necessidades especiais: um estudo de caso com técnico-administrativos da Universidade Federal Rural do Semi-árido

Autores

  • Rhuana Deniziane Hortência de Lima e Silva UFERSA

Palavras-chave:

Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), Portadores de Necessidades Especiais (PNE), Técnico-administrativos.

Resumo

Este trabalho apresentou como premissa a investigação da qualidade de vida no trabalho - QVT de pessoas com necessidades especiais, tendo como base o modelo teórico de Walton (1973) para analisar a satisfação dessas pessoas em relação a aspectos considerados relevantes ao bom desenvolvimento de seu trabalho. A pesquisa foi direcionada aos servidores técnico-administrativos portadores de necessidades especiais de uma universidade pública federal e tem caráter descritivo, mediante estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA. O método de pesquisa adotado foi quantitativo e qualitativo, a partir da aplicação de questionário, o qual foi respondido por dez representantes de um grupo composto por catorze pessoas. A análise dos resultados permitiu depreender satisfatória qualidade de vida no trabalho para a classe analisada. Os fatores jornada de trabalho, oportunidades para realizar atividades desafiantes e criativas e da acessibilidade inclusiva nas instalações da instituição foram os que apresentaram algumas baixas médias. Ao serem inquiridos acerca dos fatores que são determinantes em sua qualidade de vida no trabalho, os servidores escolheram a estabilidade na instituição, liberdade de ação para execução do trabalho, desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional como fatores com um nível de maior satisfação para o grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GIL, Marta. (Coord.). O que as empresas podem fazer pela inclusão das pessoas com deficiência. São Paulo: Instituto Ethos, 2002.

LIMONGI-FRANÇA, A.C. Qualidade de vida no trabalho (QVT): conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MORAES, L.F.R.; MARQUES, A.L.; PEREIRA, L.Z. Implicações do treinamento na qualidade de vida e estresse no trabalho. Belo Horizonte: CEPEAD/FACE, 2002 (Relatório de pesquisa).

SASSAKI, Romeu Kazumi. Como chamar as pessoas que têm deficiência. São Paulo: RNR, 2003.

TOLFO, S.R.; PICCININI, V.C. A qualidade de Vida no Trabalho nas melhores empresas para trabalhar no Brasil: descompassos entre teoria e prática. Cap. 6. In:

SANT’ANNA, A.S.; KILIMNIK, Z.M. Qualidade de vida no trabalho: abordagens e fundamentos. Rio de janeiro: Elsevier; Belo Horizonte/MG: Fundação Dom Cabral, 2011.

WALTON, R. E. Quality of working life: what is it? Slow Management Review, v. 15, n. 1, p. 11-21, 1973.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS