Determinação de Erros Máximos Contidos em Parâmetros Elétricos de Linhas de Transmissão Estimados a Partir de Medidas de Tensão e Corrente
Resumo
Esse artigo apresenta uma análise estatística para determinar os erros máximos contidos na estimação dos parâmetros de linhas de transmissão obtidos a partir de medidas de tensão e corrente. As tensões e correntes nos sistemas elétricos são medidas por transformadores de instrumentos, que podem inserir erros nas medições a partir de sua classe de exatidão. Portanto, o objetivo desse trabalho é utilizar a teoria da propagação de erros para determinar os limites dos erros dos parâmetros elétricos das linhas de transmissão, com 95% de probabilidade de sucesso. Para obter os resultados, uma linha de transmissão foi simulada usando o software ATPDraw® e um algoritmo foi desenvolvido para estimação de parâmetros e determinação dos erros máximos.
No processo de submissão, via plataforma OJ/SEER, os autores concordam com os termos propostos pela revista, concedendo o direito de primeira publicação, além de outras especificações que podem ser visualizadas em: http://.... Declaração de Direito Autoral Os Autores que publicam na revista concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).