Análise do Método Loop Flow, Desenvolvido por Kersting, para Fechamento de Malha entre Duas Fontes Desequilibradas
Resumo
Através do fluxo de carga em um sistema elétrico de potência pode-se determinar o estado da rede, a forma como os fluxos estão distribuídos e outras grandezas como tensão e corrente. Os métodos tradicionais de cálculo do fluxo de carga, como os métodos de Newton-Raphson e Gauss-Seidel, apresentam problemas de desempenho e convergência devido às características peculiares dos sistemas de distribuição, assim se fez necessário adaptações de métodos iterativos, já utilizados, a fim de corrigir imperfeições técnicas, fazendo com que a caracterização do sistema elétrico de potência seja a mais fidedigna possível. Este trabalho possui o objetivo de analisar um método iterativo, utilizado para análise de fluxo de carga em sistemas de distribuição, apresentado em 2017 por Kersting, denominado Loop Flow. Na apresentação do método, são consideradas duas fontes equilibradas para fechar a malha, entretanto neste trabalho analisou-se que o comportamento do método quando utiliza-se duas fontes desequilibradas. Para esta situação o resultado foi a não convergência, dessa forma adaptou-se o método para que o resultado de convergência fosse obtido.
No processo de submissão, via plataforma OJ/SEER, os autores concordam com os termos propostos pela revita, concedendo o direito de primeira publicação, além de outras especificações que podem ser visualizadas em: http://.... Declaração de Direito Autoral Os Autores que publicam na revista concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).