Projeto de uma Antena Dipolo Planar Curvado para Aplicação na Indústria 4.0
Resumo
O presente artigo contempla uma análise qualitativa do funcionamento de uma Antena Dipolo Planar Curvado, do tipo meander line e a sua aplicabilidade na Internet of Things (IoT). Tecnologia originada em meio ao desenvolvimento tecnológico inteligente do período atual, considerado como a Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0 e marcado pelo aperfeiçoamento de sistemas que promovem automação de tarefas, controle e compartilhamento de dados em redes sem fio em tempo real. A IoT está associada a conectividade facilitada existente entre o mundo físico e digital por meio da internet ou de elementos miniaturizados, gerando otimização nos processos fabris e rotineiros. Particularmente, as antenas planares se destacam nesse quesito, por proporcionarem a transmissão ou recepção de sinais por meio de ondas eletromagnéticas, apresentarem baixo custo de fabricação, pequeno volume e peso e serem construídas de acordo com a finalidade desejada. Dessa forma, o objetivo proposto foi projetar, simular e analisar uma antena meander line que opere na faixa de frequência ISM (Industrial, Scientific and Medical) 2,4GHz, verificando sua eficácia na IoT. Contudo, com o auxílio do software HFSS®, são obtidos em um ambiente de simulação computacional, resultados satisfatórios a respeito da frequência de ressonância e diagrama de radiação do dispositivo estudado.
No processo de submissão, via plataforma OJ/SEER, os autores concordam com os termos propostos pela revita, concedendo o direito de primeira publicação, além de outras especificações que podem ser visualizadas em: http://.... Declaração de Direito Autoral Os Autores que publicam na revista concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).