Transformações em Sistemas Elétricos de Potência
Análise das Transformadas de Clarke e Park
Resumo
As máquinas elétricas rotativas trifásicas são elementos essenciais para os sistemas elétricos de potência. Devido ao caráter dinâmico desses equipamentos, as análises de seus circuitos elétricos equivalentes se tornam um tanto complexas. Existem diversas formas para facilitar a resolução dos projetos e análises, sendo a transformação de domínio uma das mais comumente usadas e em específico, citamos a transformada de Park e Clarke que foram inicialmente desenvolvidas para simplificar os cálculos. O presente artigo traz uma revisão sistemática dessas transformadas, mostrando as deduções das matrizes de Amplitude Invariante e Potência Invariante, e a aparição da frequência dupla quando a velocidade angular do referencial está na velocidade síncrona, além de mostrar na prática as vantagens de se utilizar essas transformações.
No processo de submissão, via plataforma OJ/SEER, os autores concordam com os termos propostos pela revista, concedendo o direito de primeira publicação, além de outras especificações que podem ser visualizadas em: http://.... Declaração de Direito Autoral Os Autores que publicam na revista concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).