Inclusão da criança autista na rede regular de ensino

desafios e possibilidades

Autores

  • Cynara da Costa Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) https://orcid.org/0000-0002-2891-634X
  • Abraão Cabral Mendes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v2i2a8722.2020

Palavras-chave:

Educação Especial, Autismo, Inclusão, Special Education, Autism, Inclusion

Resumo

Português

O presente artigo objetiva investigar como se dá a prática docente a partir de uma observação feita no período de Estágio Supervisionado I. Adicionalmente, tem como intuito, analisar questões sobre o tema “Educação Especial e inclusiva”, percebendo como as crianças autistas são incluídas na rede regular de ensino. Foi observada a ação do professor envolvido no processo da educação especial e inclusiva da criança autista e analisadas as propostas de trabalho a serem realizadas a fim de favorecer o processo de desenvolvimento da criança. É importante perceber a realidade da criança com necessidades específicas e como a prática pedagógica e dinâmica de ensino do professor é importante para que haja essa inclusão e integração nas escolas regulares. Metodologicamente, foi feito da ferramenta “questionário”, junto ao profissional docente, para perceber os desafios e possibilidades dessa inclusão, concluímos que, quando há empenho e interação, e o desenvolvimento de ambos (professor e aluno), se dá cada vez mais com facilidade e força.

Inglês

This article aims to investigate how teaching practice occurs based on an observation made during the period of Supervised Internship I. Additionally, it aims to analyze questions on the theme “Special and inclusive education”, realizing how autistic children are included in the regular education network. The action of the teacher involved in the process of special and inclusive education of the autistic child was observed and the work proposals to be carried out in order to favor the child development process were analyzed. It is important to understand the reality of the child with specific needs and how the pedagogical and dynamic teaching practice of the teacher is important for this inclusion and integration in regular schools. Methodologically, it was used the tool "questionnaire", with the teaching professional, to understand the challenges and possibilities of this inclusion, we conclude that, when there is commitment and interaction, and the development of both (teacher and student) happens more and more with ease and strength.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynara da Costa Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Especialista em Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional pelo Insituto Brasileiro de Formação (IBF). Aperfeiçoamento em andamento em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Servidora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Abraão Cabral Mendes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Downloads

Publicado

17.12.2020

Como Citar

Silva, C. da C., & Mendes, A. C. (2020). Inclusão da criança autista na rede regular de ensino: desafios e possibilidades. Revista Informação Em Cultura (RIC), 2(2), p. 25–43. https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v2i2a8722.2020

Edição

Seção

ARTIGO