Anita Leocádia Benário Prestes

filha da revolução (parte 1)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v2i1a9439.2020

Palavras-chave:

Anita Prestes, Olga Benário, Comunismo, Nazismo, Memória

Resumo

Anita Prestes é uma senhora octogenária, de corpo franzino, pele alva a desenhar o caminho das veias, olhos atentos, cabelo mantido no estilo Chanel clássico e voz contundente. Uma vida dedicada à memória de seus pais, a alemã Olga Benário e o brasileiro Luiz Carlos Prestes: autora da biografia de ambos; mantém incansável rotina de pesquisa; e segue denunciando as arbitrariedades do Estado. Esta entrevista, concedida nas primeiras horas de uma manhã em setembro de 2018, em Mossoró/RN, está dividida em duas partes, ambas publicadas pela Revista Informação e Cultura - RIC, nesta edição e na subsequente. Na primeira parte, Anita Prestes resgata a memória de sua mãe, construída a partir dos relatos dos familiares, dos encontros com as companheiras de prisão e da sua ida aos campos de concentração na Alemanha. Relembra como as habilidades com desenho ajudou Olga a manter a liderança dentro da prisão, o seu gosto pela a arte e o deslumbramento pelas paisagens brasileiras. Anita Prestes revela detalhes das temporadas na Rússia, país onde concluiu os estudos primários, depois voltou para o exílio e ainda para desempenhar atividades no partido comunista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Higo Lima, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), mestrando no Programa de Pós-graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPgCTI) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e jornalista da Assessoria de Comunicação (Assecom) da Ufersa.

Downloads

Publicado

06.06.2020

Como Citar

Lima, H. (2020). Anita Leocádia Benário Prestes: filha da revolução (parte 1). Revista Informação Em Cultura (RIC), 2(1), 35–44. https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v2i1a9439.2020

Edição

Seção

ENTREVISTA