O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS GERAIS DE SUBMISSÃO

1. A autoria

1.1. A autoria e o envio de trabalhos por parte de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação de qualquer instituição de ensino superior será de até 70% do total publicado na edição.

1.2. A autoria e o envio de trabalhos por parte de professores e professoras, mestres e doutores, serão de até 30% do total publicado na edição.

2. Tema dos trabalhos

2.1. Os trabalhos deverão ter uma temática pertinente ao estudo do Direito.

2.2. As linhas editoriais da revista serão: Constitucional, Direito Civil e Ciência Política e que serão contempladas nas formas de artigos científicos e de resenhas jurídicas.

3. Encaminhamento dos artigos científicos

3.1. Os trabalhos deverão ser enviados dentro do prazo do calendário para a públicação do respectivo número a ser divulgado pelo Conselho Editorial através do portal da revista por meio do Open Journal Systems.

4. Composição do arquivo

4.1. O arquivo deverá constar as seguintes informações:

  1. Título do trabalho;
  2. Nome completo do/a autor/a;
  3. Universidade e curso em que o autor está matriculado;
  4. Endereço eletrônico e telefone;
  5. Orientador(a) do trabalho, como obrigatório;
  6. Órgão de fomento, nos casos em que se aplicam.

5. Formato dos trabalhos

5.1. Os arquivos de texto só serão admitidos em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF observando-se as normas de publicação e os parâmetros de editoração adiante estabelecidos. Não serão aceitos arquivos em PDF.

5.2. O texto deverá ser escrito em folha A4, com margens superior e esquerda de 3,0 cm e inferior e direita de 2,0 cm, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de linhas 1,5 e recuo de parágrafo de 1,25 cm.

5.3. As citações deverão seguir as orientações da ABNT, optando-se pelo modelo AUTOR, data.

5.4. Quando as citações não ultrapassarem 3 linhas deverão fazer parte do texto, mas precisam estar entre aspas e ao final, entre parênteses, deve ser acrescentado o sobrenome do autor em caixa alta e o ano da publicação.

5.5. Quando as citações possuírem mais de 3 linhas deverão ser destacadas com recuo de 4cm, fonte tamanho 10 e não se utiliza aspas. Deve ser deixado um espaço de 1,5 entre o texto e esta citação. Ao final deve ser acrescentado, entre parênteses, o sobrenome do autor em caixa alta, ano, página.

5.6. O autor poderá ser citado no corpo do texto – usamos somente a primeira letra do nome em letra maiúscula + ano em que foi publicado o trabalho (entre parênteses).

5.7. O autor poderá ser citado entre parênteses – com letra maiúscula + ano da publicação (entre parênteses).

5.8. Nos casos em que existem diversas obras de um mesmo autor citadas, elas serão  identificadas pela data em que foram publicadas. Se houver coincidência de ano deve ser acrescentada, após a data, uma letra sem usar espaço.

5.9. Na citação de arquivos virtuais, será solicitado que o autor acrescente nas referências o número do DOI do artigo, caso haja, conforme estabelece NBR 6022/18.

5.10. Todas as referências deverão estar listadas em ordem alfabética e seguir a normativa NBR 6023/18.

5.11. Espaçamento nas referências deverá ser de apenas dois espaços simples para separá-las.

5.12. O alinhamento deverá ser à esquerda e os títulos e subtítulos das obras deverão ser separados com dois pontos, sendo primeiro em negrito, nos casos devidos.

5.13. Os trabalhos deverão ter entre 15 e 30 páginas.

5.14. Em casos de plágio, o texto será AUTOMATICAMENTE EXCLUÍDO do processo de avaliação.

6. Limites e submissão

6.1. Os/As autores/as poderão submeter 1(um) trabalho de cada modalidade (artigo ou resenha jurídica), incluindo os enviados em coautoria, por edição.

6.2. Caso sejam enviados, pelo mesmo autor/a, mais de um trabalho da mesma modalidade, será considerado apenas o primeiro trabalho enviado.

7. Formatação de trabalhos

7.1. Todos os trabalhos deverão obedecer às normas de formatação respectivas à modalidade em que se enquadra o trabalho. Tais normas estarão disponíveis na aba “Normas de Formatação” no site da revista. Os trabalhos que estiverem em desacordo com essas normas não serão aceitos.

7.2. As modalidades que não contarem com normas específicas poderão ser submetidas em forma livre.

8. Cessão de direitos autorais

8.1. No ato de publicação, o/a autor/a cederá à revista todos os direitos autorais de publicação e reprodução referentes aos trabalhos, não cabendo ao autor nenhuma remuneração a título de direito autoral.

8.2. O/A autor/a se responsabiliza completamente pela autoria do trabalho publicado.

8.3. Ao dispor para avaliação do texto, o/a autor/a isenta a Revista Manus Iuris e a UFERSA de quaisquer responsabilizações de terceiros.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.