Sobre a Revista

Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições

Página em construção da Revista Eletrônica Kuab.

A Revista Eletrônica Kuab do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI) é um periódico online e de acesso aberto, publicando artigos de natureza interdisciplinar. Esse período representa um espaço plural para discussões conceituais, teóricas e metodológicas, contribuindo assim para o desenvolvimento e enriquecimento dos saberes.

A expressão Kuab, conforme o Dicionário de Tupi Antigo, significa “conhecer” ou “saber”. O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições da Ufersa, resgata essa forte expressão da verdadeira brasilidade.

Nas palavras de Ariano Suassuna "quando os portugueses chegaram ao Brasil, já encontraram por aqui um teatro, uma pintura, uma dança, uma literatura oral, uma escultura em pedra, uma cerâmica - enfim, uma cultura que, juntamente com a negra e outras que vieram depois, não pode ser deixada de lado, em qualquer reflexão que se faça sobre nosso povo" (trecho do prefácio de Suassuna no dicionário de Tupi Antigo[1]).

A interdisciplinaridade, valor fundamental do PPGCTI, permeia os manuscritos que construirão a nossa revista, mas também faz parte de nossa forma de ver o mundo. É a junção de saberes que possibilita dar passos avante, com pensamento crítico.

 

[1] NAVARRO, Eduardo de Almeida. Dicionário Tupi Antigo: a língua indígena clássica do Brasil.São Paulo: Global, 2013.