Utilização de protótipo pedagógico no ensino da proporcionalidade em circuitos elétricos de corrente contínua

Autores

  • Lucas Emanuel De Oliveira Maia Vânia Maria de Oliveira Maia e João Marques Maia

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn27635325.v4n2.a11219.2022

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo sobre a utilização de protótipo pedagógico no ensino de proporcionalidade aplicada à circuitos elétricos de corrente contínua, explorando conhecimentos, métodos e abordando seu contexto. O estudo realizado foi de natureza investigativa seguida de uma prática pedagógica buscando mostrar e refletir a partir de uma prática em sala de aula, na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, na série do 3º ano “A”, com o objetivo de analisar o comportamento de circuitos elétricos resistivos com arranjo em série, em paralelo e misto; Investigar a relação de proporcionalidade existente nos circuitos elétricos com seus elementos: corrente elétrica, tensão e resistência através de uma prática pedagógica, pois proporciona maior familiaridade com o tema em foco e permite o aperfeiçoamento das ideias e intuições sobre o objeto de pesquisa. Avaliar como os alunos entenderam a experimentação, tanto no que se refere a prática, quanto à aprendizagem do conteúdo. O ensino da proporcionalidade é iniciado no 7º ano do ensino fundamental, sendo dedicados um ou dois meses a esse estudo e os demais conceitos, relacionados ao ensino de proporcionalidade, apresentados de uma só vez, num só momento, os seguintes tópicos: definição de razão, definição de proporção como igualdade de razões, propriedades das proporções, grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, regra de três simples, regra de três composta e juro simples; uma abordagem que não faz a exploração intuitiva da proporcionalidade como função.

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Publicado

2022-12-23

Edição

Seção

Artigos