Legislação, parcelamento do solo e expansão urbana dos municípios do CRAJUBAR cearense no pós-criação da região metropolitana do Cariri

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2526-9488.v7.n13.p261-280.2023

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões jurídicas e socioespaciais relacionadas à expansão urbana dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, conjunto de cidades conhecido como "triângulo CRAJUBAR”. O artigo objetiva correlacionar a expansão urbana e a legislação urbanística de parcelamento, uso e ocupação do solo nos municípios do CRAJUBAR no pós-criação da Região Metropolitana do Cariri no período compreendido entre 2009 a 2021. A pesquisa em questão se classifica quanto à abordagem quali-quantitativa, com objetivos exploratório/explicativos de procedimentos mistos de levantamento bibliográfico e análise documental. Concluiu-se que há uma crescente expansão urbana das cidades estudadas, como também problemáticas na elaboração dos Planos Diretores, atraso na revisão das legislações municipais sobre o uso, parcelamento e ocupação do solo urbano, além de existir um apelo imobiliário pelo controle do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Coelho do Nascimento, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Ceará (UFC/ Campus Cariri) e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é Professor Efetivo na Universidade Federal do Cariri (UFCA) atuando no curso de Administração Pública/Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Professor Permanente no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA), Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e Líder do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS).

Pedro George Sales Torres, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduando em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos Fundamentais - GEDHUF (URCA). Membro do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas - Laurbs (Universidade Federal do Cariri - UFCA). Bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica (BICT) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Foi estagiário do Geoparque Mundial Araripe da UNESCO (2022). Foi delegado cearense na IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (2013). Integrante do Coletivo Jovens de Meio Ambiente do Ceará (2014-2016). Atuou no desenvolvimento de projetos sociais em instituições básicas de ensino entre 2013 e 2019, com ênfase em temas relacionados à sustentabilidade, cultura popular e cidadania. Possui interesse em temas relacionados ao direto ambiental, urbanístico e cultural.

Publicado

11-07-2023

Edição

Seção

FLUXO CONTÍNUO