Ensino de história

metodologias ativas e aprendizagem significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v3i2a8573.2021

Palavras-chave:

História, Novos paradigmas didáticos-pedagógicos, Ensino-aprendizagem, Metodologias ativas, History, New didactic-pedagogical paradigms, Teaching-learning, Active methodologies

Resumo

Português

A proposta desse estudo vai além do debate acerca da metodologia tradicionalista, aponta possíveis alternativas que possibilite trazer o aluno para dimensão histórica considerando a experiência da história por ele vivida. Como situação-problema indaga-se: que resultados se podem obter com o ensino da disciplina de História com a práxis de novos paradigmas estimuladores do ensino-aprendizagem? Os objetivos estão em compreender o processo de práticas libertadoras quanto aos hábitos de ler, interpretar e ser capaz de dar novos significados às produções históricas num hábito de se fazer crítica às nomenclaturas textuais. É preciso abandonar os “velhos” sistemas/costumes e “navegar” pelos “novos” caminhos que a literatura moderna tem para oferecer. A metodologia/técnica pauta-se pela pesquisa bibliográfica/exploratória com uso de material disponível em sites na busca de informações para contextualização. Verificou-se a potencialidade do ensino centrado no aluno, e o quanto as metodologias ativas contribuem para a aprendizagem significativa.

Inglês

The proposal of this study goes beyond the debate about the traditionalist methodology, it points out possible alternatives that make it possible to bring the student to a historical dimension considering the experience of history he lived. As a problem situation, we ask: what results can be obtained with the teaching of the discipline of History with the practice of new stimulating paradigms of teaching-learning? The objectives are to understand the process of interpreting practices regarding the habits of reading, interpreting and being able to give new meanings to historical productions in a habit of criticizing textual nomenclatures. It is necessary to abandon the “old” systems / customs and “navigate” the “new” paths that modern literature has to offer. The methodology / technique is guided by bibliographic / exploratory research using material available on websites in search of information for contextualization. The potential of student-centered teaching was verified, and the extent to which active methodologies contribute to meaningful learning.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lúcia Alves Teixeira Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutoranda em Humanidades y Artes pela Universidade Nacional de Rosário (UNR). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Licenciatura em História pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Quirinópolis (FECLQ). Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Downloads

Publicado

2021-06-05

Como Citar

Silva, M. L. A. T. (2021). Ensino de história: metodologias ativas e aprendizagem significativa. Revista Informação Em Cultura, 3(2), 27–46. https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v3i2a8573.2021

Edição

Seção

ARTIGO