REPRESENTAÇÕES E RESOLUÇÃO DE SISTEMAS LINEARES 2 x 2 COM INSTRUMENTOS MANUAIS E COM O SOFTWARE GEOGEBRA

Autores

  • Kézia Cristiane de Mendonça Pereira Instituto GeoGebra do Rio Grande do Norte
  • Miquéias Rodrigues Barbosa Instituto GeoGebra Internacional do Rio Grande do Norte
  • Emanuel Gomes Lourenço Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.21708/ISSN24478318.v2.n1.id10590.2021

Resumo

O presente artigo discorre sobre o desenvolvimento de uma aula inédita ocorrida em uma turma da segunda série do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. A aula abordou o conteúdo de resolução de sistemas lineares do tipo 2 x 2 e objetivou, fundamentada na Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval, proporcionar aos estudantes o conhecimento da representação geométrica das equações lineares com duas incógnitas e a determinação da solução de um sistema 2 x 2, sem a necessidade da realização dos tradicionais cálculos algébricos. Além disso, durante a realização da aula, utilizou-se o aplicativo GeoGebra para smartfones para dar suporte aos estudantes na correção das atividades desenvolvidas. Como resultados, observou-se que, a realização da aula proporcionou aos estudantes envolvidos a oportunidade de conhecer e utilizar outros registros para representar e resolver sistemas lineares 2 x 2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-22

Edição

Seção

Mandacaru