O indissociável tripé ensino, pesquisa e extensão na formação do profissional jurista apto a atuar nas demandas sociais
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn2675-8423.v1i1r9474.2020Palabras clave:
Cursos de graduação em Direito. Tripé universitário. Ensino. Pesquisa. Extensão.Resumen
Se pensar numa educação para além da sala de aula, através do incentivo à pesquisa e à extensão, é de extrema relevância na formação profissional do estudante do curso de graduação em Direito. Através da pesquisa e da extensão, o futuro profissional jurista convive com a realidade de sua comunidade e prepara-se para futuramente atuar nela. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar a importância da associação do ensino, da pesquisa e da extensão nos cursos de graduação em Direito, bem como no processo de formação de profissionais juristas competentes, éticos e capazes de atuar nas demandas sociais. Para tanto, tratou-se, primeiramente, de compreender os conceitos de pesquisa e extensão quando associadas ao ensino universitário. Logo após, buscou-se examinar quais os mecanismos que as universidades devem utilizar na formação dos profissionais juristas, através da análise da legislação que rege os cursos superiores de graduação em Direito no país.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao enviarem seus artigos, os autores e/ou as autoras concordam com os seguintes termos:
1. Cede-se à Revista Estudantil Manus Iuris, gratuitamente e sem regime de exclusividade, seus direitos autorais;
2. Confere-se à Revista Estudantil Manus Iuris os direitos de primeira publicação, permitindo-se o livre compartilhamento dos artigos veiculados em formato PDF;
3. Divulgações posteriores em periódicos, livros, obras coletivas ou eventos de qualquer natureza devem fazer referência à Revista Estudantil Manus Iuris como meio de publicação original;
4. Os autores e/ou as autoras são responsáveis pelo conteúdo, bem como pelas opiniões, constante de seus textos;
5. Ao ser publicada, a obra será licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.