MERCADO CONSUMIDOR DE CARNE SUÍNA E SEUS DERIVADOS EM RIO LARGO-AL

Autori

  • Elton Lima Santos

DOI:

https://doi.org/10.21708/avb.2012.6.3.2968

Abstract

Persistem, na opinião pública, mitos sobre a carne suína que duram por gerações. Tendo em vista a necessidade de quebrar alguns preconceitos com relação à carne suína objetivou-se com este estudo analisar o perfil de mercado da carne suína e seus derivados no município de Rio Largo, AL. Foram coletados informações entre os meses de junho e julho de 2011, onde foram abordados aleatoriamente 218 consumidores nos bairros: Mutirão, Aeroporto, Mata do Rolo e Centro da cidade para coleta dos dados, através de questionários com perguntas diretas. Com a finalidade de garantir a representação da amostra, fez-se um planejamento de controle da aplicação dos questionários, no intuito de se ter uma distribuição heterogênea da população quanto aos parâmetros de estrato social, sexo e idade. Os dados coletados foram processados, utilizando-se o programa Microsoft Excel®, onde se realizou uma avaliação descritiva dos resultados. Dentre os entrevistados, 61,93% consomem a carne suína e 38,07% não. Entre os não-consumidores, 38,55% por questões de saúde, 31,33% não aprecia o sabor, 14,46 por repulsa, 6,02% acham-na carregada (faz mal), 3,61% não aprecia a textura, 3,61% por questões religiosas e 2,41% acham-na gordurosa. De forma geral, recomenda-se a realização de campanhas de marketing e publicização para a melhor informação dos benefícios da carne suína e seus derivados, como forma de tentar minimizar os preconceitos em relação a esta carne, divulgando receitas culinárias, valores nutricionais e a sua importância para a saúde humana.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2012-12-27

Fascicolo

Sezione

Original Articles / Artigos de Pesquisa

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i