PERFIL DOS CONSUMIDORES DA CARNE DE BÚFALO, EM BELÉM, PARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21708/avb.2015.9.2.4662Abstract
O trabalho identifica os principais elementos comportamentais e de percepção dos consumidores e/ou potenciais consumidores da carne bubalina no município de Belém, estado do Pará, além de aferir a intenção de compra e a preferência quando comparada à carne bovina. Foi realizado estudo do tipo survey exploratório e descritivo, através da aplicação de questionário semiestruturado, complementado por análise sensorial pareada afetiva de amostras de carne bovina e bubalina. A maioria dos entrevistados (90,9%) já ouviu falar da carne de búfalo, embora apenas 18,1% tenham afirmado consumir o produto. Esse fato deve-se, principalmente, à indisponibilidade do produto no mercado local (52,7%) e ao desconhecimento de seus benefícios (43,9%). Entretanto, 90% estão dispostos a acrescentar a carne de búfalo em suas refeições, o que configura uma oportunidade de mercado, desde que sejam tomadas ações para ampliar a oferta e regularizar a distribuição do produto nos pontos de venda, além de ações de marketing, para divulgar suas características benéficas, com o apoio de instituições públicas e privadas envolvidas na cadeia de produção.Downloads
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