IV Semana das Engenharias Química, Ambiental e Sanitária do Oeste Potiguar

Autores

  • José Mariano da Silva Neto Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Wilza da Silva Lopes Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Shirlene Kelly Santos Carmo Universidade Federal Rural do Semi-Árido https://orcid.org/0000-0002-7198-9114
  • Ricardo Paulo Fonseca Melo Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Joseane Dunga da Costa Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Palavras-chave:

Energias Limpas, Renováveis e Sustentáveis, Tendências, Desafios, Inovação

Resumo

Estes anais é resultado da IV Semana das Engenharias Química, Ambiental e Sanitária do Oeste Potiguar (SEQAS), promovida pelo Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), sendo realizada de 08 a 10 de novembro de 2022. A equipe organizadora da IV SEQAS é formada por discentes, docentes, técnicos administrativos em educação e profissionais da área, que trabalhavam em diferentes comissões.

A SEQAS é um evento, de abrangência regional, que se caracteriza como científico e extensionista quando possibilita o diálogo entre grupos de pesquisadores em torno de processos e produtos que vêm desenvolvendo, e ao mesmo tempo, a disseminação dos conhecimentos produzidos nas pesquisas para a sociedade, através de palestras, mesas redondas, minicursos, visitas técnicas, apresentações e publicações de artigos científicos. Em sua quarta edição, realizada de forma presencial, trouxe como temática central: Energias Limpas, Renováveis e Sustentáveis: Tendências, Desafios e as Inovações do Setor.

A IV SEQAS teve como conferência de abertura: “Perspectivas das Fontes Renováveis e Alternativas no Setor Elétrico Brasileiro”, proferida pelo engenheiro eletricista Mário Augusto Caetano dos Santos (Itaipu Binacional), seguindo a programação com a realização de duas palestras: “Biotecnologia de algas na produção de combustíveis: Potencial de energia limpa e sustentável?”, proferida pela Dra. Janiele França Nery (Clube Acadêmico) e “Energias Renováveis e Power-to-X”, proferida pela Dra. Bruna Rego de Vasconcelos (Professora da Université de Sherbrooke), além de uma mesa redonda sobre as experiências profissionais na área das energias renováveis com os ex-alunos Antonia Daiara De Almeida Melquiades, Luis Felipe Alexandre da Silva e Manoel José de Carvalho Neto, do Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros.

Nesse sentido, a IV SEQAS proporcionou momentos de discussões, de construção de diálogos e de interação através da socialização do conhecimento que vem sendo produzido cientificamente tanto no âmbito acadêmico quanto em centros de pesquisas internacionais, como exemplo, o Laboratório de Biomassa da Universidade de Sherbrooke no Canadá.

A SEQAS, como já vem ocorrendo em todas as suas edições, é um evento gratuito, cujo maior objetivo é proporcionar o maior acesso possível da comunidade acadêmica interna e externa ao conhecimento científico. Para promover um maior alcance na publicidade dos trabalhos apresentados na IV SEQAS, a organização do evento idealizou a publicação deste livro de resumos, contendo os resumos dos 27 trabalhos apresentados na mostra científica do evento. Os trabalhos estão ligados aos dois eixos temáticos presentes na proposta da IV SEQAS: 1. A Química e suas Aplicabilidades Científicas e 2. Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Social no Semiárido.

Os resumos foram elaborados por graduandos, pós-graduandos e pesquisadores, apresentando os resultados dos trabalhos desenvolvidos nos campos da pesquisa e extensão, de modo a contribuir com a expansão das fronteiras do conhecimento, com foco principal na sustentabilidade. Assim, este livro traz ao leitor o conhecimento compartilhado durante a realização da IV SEQAS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-03-01

Como Citar

da Silva Neto, J. M. ., da Silva Lopes, . W. ., Santos Carmo, S. K., Fonseca Melo, R. P. ., & Dunga da Costa, . J. . (2024). IV Semana das Engenharias Química, Ambiental e Sanitária do Oeste Potiguar. ATENA - Portal De Anais De Eventos Da UFERSA. Recuperado de https://periodicos.ufersa.edu.br/atena/article/view/11992