I Encontro das licenciaturas EAD da UFERSA

Autores

  • ATENA UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Palavras-chave:

Educação a Distância, Licenciaturas, Educação

Resumo

O I Encontro das Licenciaturas EaD da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) ocorreu como ação do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) como forma de integrar os futuros docentes dos Cursos de Licenciatura em Física, Computação, Matemática e Química em temáticas atuais e relevantes sobre suas áreas de atuação. Caracterizou-se como uma oportunidade dos estudantes de todos os polos de apoio presencial se conhecerem e discutirem suas experiências, apresentarem seus projetos e aprofundarem os conhecimentos adquiridos ao longo dos semestres letivos.

O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de dezembro de 2019 na UFERSA em Mossoró/RN, tendo uma programação pensada como forma de estimular os discentes a se engajarem na sua profissão, ao ponto que compreendem os desafios que a educação vivencia frente às tecnologias digitais em um cenário de constante transição.

Através de conferências, mesa de discussão, minicursos e exposição de trabalhos em formato de pôster, quatro eixos temáticos foram destacados envolvendo áreas relevantes e atuais no contexto de Licenciaturas a Distância:

• Ensino aprendizagem: Este eixo acolhe trabalhos que envolvam investigações teóricas, metodológicas e/ou práticas para ampliar as discussões relacionadas à apropriação do sistema de ensino, inovações e superações do saber instituído; O papel do professor e as novas subjetividades.
• Processos didáticos na Educação a Distância: Comporão este eixo, trabalhos que expressem resultados de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento, que tenham como objeto de estudo o processo de ensino tanto nos seus aspectos gerais quanto na especificidade das diferentes áreas do conhecimento, abordando contribuições desde os fundamentos mais gerais do processo de ensino, chegando às práticas desenvolvidas nas escolas.
• Processos avaliativos na Educação a Distância: Experiências e estudos voltados ao ensino e às práticas realizadas nos processos de aprendizagem que envolvam a mediação, estratégias, projetos e atividades diversas em educação a distância.
• Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): Este eixo trata das interfaces entre os campos da educação, comunicação e tecnologia e suas relações com a sociedade. Estuda os aportes teóricos e metodológicos úteis à reflexão sobre as práticas educativas na sociedade da informação e da comunicação; diferentes tipos de mediações; processos comunicacionais nas práticas sociais, nas práticas educativas, integração de tecnologias na teoria e na prática pedagógica das diferentes modalidades educativas, educação a distância; cibercultura; ambientes virtuais de aprendizagem; comunidades de práticas educativas mediadas; implicações culturais, éticas e políticas do uso das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas; processos cognitivos tecnologicamente mediados; novas sociabilidades; redes sociais; formação de professores e meios de comunicação.

Os resumos submetidos e apresentados em forma de pôster, são listados nestes anais para consulta pelos interessados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

UFERSA, A. (2019). I Encontro das licenciaturas EAD da UFERSA. ATENA - Portal De Anais De Eventos Da UFERSA. Recuperado de https://periodicos.ufersa.edu.br/atena/article/view/10329

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>