I Semana das Engenharias Ambiental e Civil

os desafios da engenharia sustentável

Autores

  • CEO ATENA-UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Palavras-chave:

Engenharia Ambiental, Engenharia Civil

Resumo

A I Semana das Engenharias Ambiental e Civil, I SEAC, construiu-se como uma ação de interesse técnico, científico e social, que buscou complementar a formação dos alunos e profissionais das engenharias Ambiental e Sanitária, Civil e áreas afins, através da discussão do tema “Os Desafios da engenharia sustentável’’.

Uma engenharia sustentável promove intervenções sobre o meio ambiente, sem es-gotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras. Tal modelo de constru-ção utiliza eco materiais e soluções tecnológicas, que promovem a redução de resíduos ge-rados pela construção, utiliza de forma inteligente e econômica água e energia e proporcio-na aos usuários um conforto e melhor aproveitamento das áreas. É importante ressaltar que os critérios de sustentabilidade ambiental para o espaço construído, muitas vezes represen-tam um investimento inicial alto, mas que ao longo da vida útil do empreendimento vão sendo minimizado por meio dos ganhos com eficiência energética, uso racional da água e durabilidade da edificação.

Na sua I edição a Semana das Engenharias Ambiental e Civil realizou diversas ativida-des com o proposito de articular os campos do ensino, da pesquisa e da extensão promo-vendo assim a formação técnica e cientifica e a troca de conhecimento entre estudantes e profissionais das Engenharias. As atividades realizadas compreenderam palestras, mesas redondas, minicursos, apresentação oral de trabalhos científicos, competições (Construção de pontes de palito de picolé, Competição de maquetes: Casa sustentável) Em sua primeira edição realizada no período de 07 a 09 de Agosto de 2018, foi promovida pelos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia – BCT, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA - Campus Pau dos Ferros, com apoio da Pró - Reitoria de Extenção e Cultura – PROEC.

Os trabalhos apresentados durante a ISEAC constituem estes anais e foram organiza-dos em duas areas temáticas: Desafios Ambientais e Tecnologia da construção Civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

ATENA-UFERSA, C. (2019). I Semana das Engenharias Ambiental e Civil: os desafios da engenharia sustentável. ATENA - Portal De Anais De Eventos Da UFERSA. Recuperado de https://periodicos.ufersa.edu.br/atena/article/view/10275