Computação desplugada no desenvolvimento do pensamento computacional: um relato da experiência da aplicação de minicursos com alunos da região do semiárido

Autores

  • Maria Fernanda Carvalho Duarte
  • Paulina Julia Costa de Oliveira
  • Verônica Maria Lima Silva

Resumo

Computação desplugada é a metodologia para ensinar fundamentos da Computação sem o uso de computadores. Essa metodologia vem se mostrando eficaz para facilitar o ensino de programação e pensamento computacional, já que se utiliza da ludicidade, como jogos de lógica, para apresentar conceitos comumente difíceis de abstrair. Neste artigo é apresentado um relato da experiência de aplicação de minicursos da computação desplugada por meio de jogos de raciocínio lógico para ingressantes de universidades da região do semiárido. Para avaliação do minicurso foram aplicados questionário. Os resultados mostraram que 100% dos participantes afirmaram que o mini curso despertou o interesse dos mesmos para a aprendizagem do pensamento computacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-03-21

Como Citar

Duarte, M. F. C., Oliveira, P. J. C. de, & Silva, V. M. L. . (2022). Computação desplugada no desenvolvimento do pensamento computacional: um relato da experiência da aplicação de minicursos com alunos da região do semiárido. Anais Do Encontro De Computação Do Oeste Potiguar ECOP/UFERSA (ISSN 2526-7574), 2(5). Recuperado de https://periodicos.ufersa.edu.br/ecop/article/view/11173