A INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: UMA PONTE PARA A AFIRMAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO
Palavras-chave:
Serviço Social, educação, inclusão, acesso, garantia de direitos,Resumo
A educação como fator básico para a transformação social possibilita a formação e capacitação de indivíduos para atuar em sociedade e prepará-los para o mercado de trabalho. Entretanto, a educação pública, prioritariamente, nos demonstra um assustador déficit quanto ao ensino, a organização, as condições de trabalho e salário de seus provedores, no qual a explicação e/ou justificativa para isso não está somente dentro das salas de aula, mas também dentro do âmbito familiar e social em outras relações do dia-a-dia .Nesses espaços são exorbitantes as relações de poder (político, econômico e social) e de violência (intrafamiliar, social, bulling, descriminação, psicológica, física, negligência, entre outras) causadores da exclusão social refletida nas relações existentes no espaço escolar. O cenário atual apresenta a necessidade de engajar na política educacional e nas instituições escolares os assistentes sociais, para que os mesmos possam atuar no enfrentamento das sequelas da questão social que existem no convívio dos alunos dentro e fora das escolas, intervindo de uma forma que possibilite a apreensão da totalidade social, buscando também atender às necessidades sociais de seu público alvo. Mediante o cenário em tela destacamos que o objetivo do presente esboço é enfatizar a efetivação do Serviço Social na Educação contribuindo para as ações afirmativas de inclusão. Para isso foi utilizada a pesquisa bibliográfica. Em suma, o que podemos compreender é que o espaço do Serviço Social no cenário educacional ainda é pouco reconhecido, mas vem sendo gradativamente conquistado. A partir dos avanços que vem ocorrendo no trabalho dos assistentes sociais na área da educação, é perceptível o quanto é importante e fundamental a intervenção desses profissionais na política educacional e na gestão escolar, partindo do pressuposto de se compreender a escola como um elemento fundamental para o ensino e aprendizagem, relacionando-as com a realidade que é vivenciada pelos alunos.
Downloads
Referências
____________________. Serviço social e educação: olhares que se entrecruzam. São Paulo, 2009.
CFESS. Serviço Social na educação. Brasília, 2001.
______. Subsídios para o debate sobre o serviço social na educação. GT DE EDUCAÇÃO, Brasília, junho de 2011.
______. Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação, 2013
MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço Social: identidade e alienação. São Paulo: Cortez Editora, 1989.
Shigunov NETO, Alexandre; MACIEL, Lizete Shizue Bomura. O ensino jesuítico no período colonial brasileiro: Algumas discussões. Educ. rev. , Curitiba, n. 31, de 2008, disponível em www.scielo.br
NOGUEIRA, Teresinha de Jesus Araújo Magalhães e GOMES, Antônio José. ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: UM OLHAR DOS ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFPI. IV Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, 2006
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).