A INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: UMA PONTE PARA A AFIRMAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO

Authors

  • ANA CRISTINA ALMEIDA DE OLIVEIRA FID/IFRN
  • JANINE SILVESTRE DA SILVA UERN
  • JULIETE DUTRA DE OLIVEIRA UERN
  • MAGNÓLIA MARIA DA ROCHA MELO UFRN

Keywords:

Serviço Social, educação, inclusão, acesso, garantia de direitos,

Abstract

A educação como fator básico para a transformação social possibilita a formação e capacitação de indivíduos para atuar em sociedade e prepará-los para o mercado de trabalho. Entretanto, a educação pública, prioritariamente, nos demonstra um assustador déficit quanto ao ensino, a organização, as condições de trabalho e salário de seus provedores, no qual a explicação e/ou justificativa para isso não está somente dentro das salas de aula, mas também dentro do âmbito familiar e social em outras relações do dia-a-dia .Nesses espaços são exorbitantes as relações de poder (político, econômico e social) e de violência (intrafamiliar, social, bulling, descriminação, psicológica, física, negligência, entre outras) causadores da exclusão social refletida nas relações existentes no espaço escolar. O cenário atual apresenta a necessidade de engajar na política educacional e nas instituições escolares os assistentes sociais, para que os mesmos possam atuar no enfrentamento das sequelas da questão social que existem no convívio dos alunos dentro e fora das escolas, intervindo de uma forma que possibilite a apreensão da totalidade social, buscando também atender às necessidades sociais de seu público alvo. Mediante o cenário em tela destacamos que o objetivo do presente esboço é enfatizar a efetivação do Serviço Social na Educação contribuindo para as ações afirmativas de inclusão. Para isso foi utilizada a pesquisa bibliográfica. Em suma, o que podemos compreender é que o espaço do Serviço Social no cenário educacional ainda é pouco reconhecido, mas vem sendo gradativamente conquistado. A partir dos avanços que vem ocorrendo no trabalho dos assistentes sociais na área da educação, é perceptível o quanto é importante e fundamental a intervenção desses profissionais na política educacional e na gestão escolar, partindo do pressuposto de se compreender a escola como um elemento fundamental para o ensino e aprendizagem, relacionando-as com a realidade que é vivenciada pelos alunos.

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Author Biographies

ANA CRISTINA ALMEIDA DE OLIVEIRA, FID/IFRN

Especialista em Politica Pública e Intervenção Social  pela Faculdade Internacional do DELTA – (FID)

JANINE SILVESTRE DA SILVA, UERN

Graduanda do 8º período do curso de Serviço Social na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

JULIETE DUTRA DE OLIVEIRA, UERN

 

Bacharel em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

MAGNÓLIA MARIA DA ROCHA MELO, UFRN

Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

References

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Published

2015-03-02

Issue

Section

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