A ATUAÇÃO DE PEDAGOGAS COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS - NEE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Atuação do Pedagogo, Inclusão, Educação InfantilResumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa concluída, que objetiva refletir acerca da atuação do (a) Pedagogo (a) com alunos com Necessidades Educacionais Especiais – NEE, na Educação Infantil. Assim, faz-se um paralelo desde os séculos passados e constatar que as pessoas com NEE não tinham oportunidades e incentivos de inserir-se no contexto educacional, gerando, assim, uma rejeição por parte das políticas públicas, passando a refletir em toda sociedade. Como objetivo geral, pretendemos analisar como se dá a atuação do pedagogo (a) diante de alunos com NEE na Educação Infantil, visto que é ele quem pode, ou não, fazer com que o processo de aprendizagem aconteça de forma diferenciada e significativa. O interesse por essa temática surgiu a partir das vivências em sala de aula com crianças com necessidades educacionaisespeciais, na observação da prática de uma professora, a qual nos despertou muita admiração, como também, por meio das discussões nas disciplinas de Educação para a diversidade, Educação Especial e Inclusão, Procedimentos e Intervenção nas Práticas Educativas, estudadas no curso de Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Nossa pesquisa é de natureza bibliográfica (AMARAL, 2007) e qualitativa (CHIZZOTTI, 2003). Realizamos ainda uma pesquisa de campo, em que aplicamos questionários com (02) professoras de uma escola da rede privada do município de Mossoró. Para fundamentar as concepções teóricas, fizemos uso das ideias de alguns autores, como Kuhlmann Jr. (2000), Garcia e Beaton (2004), e de documentos do Ministério da Educação e Cultura - MEC, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2007), entre outros. O estudo obteve como resultado o compromisso que as professoras têm diante do trabalho com alunos com NEE, sua postura, tratamento e a forma como trabalham as peculiaridades dessas crianças em sala de aula, mantendo sempre o respeito e a inclusão, o que de fato torna-se essencial para um bom desenvolvimento na aprendizagem.
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Referências
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