A ATUAÇÃO DE PEDAGOGAS COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS - NEE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Islani Kalini de Araújo Santos UERN
  • Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes UERN
  • Maria do Socorro da Silva UFRN

Palavras-chave:

Atuação do Pedagogo, Inclusão, Educação Infantil

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa concluída, que objetiva refletir acerca da atuação do (a) Pedagogo (a) com alunos com Necessidades Educacionais Especiais – NEE, na Educação Infantil. Assim, faz-se um paralelo desde os séculos passados e constatar que as pessoas com NEE não tinham oportunidades e incentivos de inserir-se no contexto educacional, gerando, assim, uma rejeição por parte das políticas públicas, passando a refletir em toda sociedade. Como objetivo geral, pretendemos analisar como se dá a atuação do pedagogo (a) diante de alunos com NEE na Educação Infantil, visto que é ele quem pode, ou não, fazer com que o processo de aprendizagem aconteça de forma diferenciada e significativa. O interesse por essa temática surgiu a partir das vivências em sala de aula com crianças com necessidades educacionaisespeciais, na observação da prática de uma professora, a qual nos despertou muita admiração, como também, por meio das discussões nas disciplinas de Educação para a diversidade, Educação Especial e Inclusão, Procedimentos e Intervenção nas Práticas Educativas, estudadas no curso de Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.  Nossa pesquisa é de natureza bibliográfica (AMARAL, 2007) e qualitativa (CHIZZOTTI, 2003). Realizamos ainda uma pesquisa de campo, em que aplicamos questionários com (02) professoras de uma escola da rede privada do município de Mossoró.  Para fundamentar as concepções teóricas, fizemos uso das ideias de alguns autores, como Kuhlmann Jr. (2000), Garcia e Beaton (2004), e de documentos do Ministério da Educação e Cultura - MEC, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2007), entre outros. O estudo obteve como resultado o compromisso que as professoras têm diante do trabalho com alunos com NEE, sua postura, tratamento e a forma como trabalham as peculiaridades dessas crianças em sala de aula, mantendo sempre o respeito e a inclusão, o que de fato torna-se essencial para um bom desenvolvimento na aprendizagem.

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Biografia do Autor

Islani Kalini de Araújo Santos, UERN

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Pós – graduanda em nível de especialização em andamento em Psicopedagogia na Faculdade Vale do Jaguaribe.

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, UERN

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Maria do Socorro da Silva, UFRN

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Referências

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Publicado

2015-03-02

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Seção

ARTIGOS COMPLETOS