A ATUAÇÃO DE PEDAGOGAS COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS - NEE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Keywords:
Atuação do Pedagogo, Inclusão, Educação InfantilAbstract
O presente artigo é fruto de uma pesquisa concluída, que objetiva refletir acerca da atuação do (a) Pedagogo (a) com alunos com Necessidades Educacionais Especiais – NEE, na Educação Infantil. Assim, faz-se um paralelo desde os séculos passados e constatar que as pessoas com NEE não tinham oportunidades e incentivos de inserir-se no contexto educacional, gerando, assim, uma rejeição por parte das políticas públicas, passando a refletir em toda sociedade. Como objetivo geral, pretendemos analisar como se dá a atuação do pedagogo (a) diante de alunos com NEE na Educação Infantil, visto que é ele quem pode, ou não, fazer com que o processo de aprendizagem aconteça de forma diferenciada e significativa. O interesse por essa temática surgiu a partir das vivências em sala de aula com crianças com necessidades educacionaisespeciais, na observação da prática de uma professora, a qual nos despertou muita admiração, como também, por meio das discussões nas disciplinas de Educação para a diversidade, Educação Especial e Inclusão, Procedimentos e Intervenção nas Práticas Educativas, estudadas no curso de Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Nossa pesquisa é de natureza bibliográfica (AMARAL, 2007) e qualitativa (CHIZZOTTI, 2003). Realizamos ainda uma pesquisa de campo, em que aplicamos questionários com (02) professoras de uma escola da rede privada do município de Mossoró. Para fundamentar as concepções teóricas, fizemos uso das ideias de alguns autores, como Kuhlmann Jr. (2000), Garcia e Beaton (2004), e de documentos do Ministério da Educação e Cultura - MEC, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2007), entre outros. O estudo obteve como resultado o compromisso que as professoras têm diante do trabalho com alunos com NEE, sua postura, tratamento e a forma como trabalham as peculiaridades dessas crianças em sala de aula, mantendo sempre o respeito e a inclusão, o que de fato torna-se essencial para um bom desenvolvimento na aprendizagem.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial - MEC/SEESP, 2001, 79p.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. – Brasília: MEC/ SEF, 1.V, 1998.
__________. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2010, 73p. Disponível em: http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/publicacoes/educacao/marcos-politico-legais.pdf. Acesso em 02 de Junho de 2014.
CHIZZOTTI, Antonio. A Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais: Evolução e Desafios. Revista Portuguesa de Educação, año/vol. 16. Número 002. Universidade do Minho. Braga, Portugal, 2003. p. 221 – 236.
GARCIA, Maria Teresa; BEATON, Guilherme Arias. Necessidades Educativas Especiais: Desde o enfoque histórico- Cultural. São Paulo: Linear B, 2004.
KUHLMANN JR., Moisés. Histórias da educação infantil brasileira. Revista Brasileira de Educação- Anped. Campinas: Autores Associados. nº. 14, p. 5-18. mai/jun./jul./Ago. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a02. Acesso em 07 de Maio de 2014.
PAULA, Ana Rita de. A hora e a vez da família em uma sociedade inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.
RODRIGUES, David. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).