RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE NO PROGRAMA EDUCAÇÃO PRISIONAL: COMPLEXO PENAL ESTADUAL Dr. MÁRIO NEGÓCIO
Keywords:
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO PRISIONAL, PRÁTICA DOCENTEAbstract
Este trabalho consiste em uma revisão teórica e prática sobre a Educação de Jovens e Adultos - EJA, principalmente no que se refere àqueles que são privados de liberdade. Ou seja, discute sobre a educação prisional e seu papel no processo de inclusão desse grupo e o fim de sua invisibilidade. Com o objetivo de discutir como se dá a educação de jovens e adultos dentro do Complexo Penal Dr. Mário Negócio, localizado na zona rural de Mossoró-RN, esse artigo se propõe a refletir sobre a relação entre professor e aluno diante da realidade carcerária, assim como identificar as reações e manifestações dos então alunos diante da ideia de ressocialização e das diversas formas de ocupação. Para tanto, a metodologia utilizada foi à observação, onde o professor pesquisador participa de sua própria pesquisa, dando ênfase a sua experiência docente e valorizando os depoimentos dos apenados e suas estratégias de sobrevivência e o sentimento de isolamento demonstrado por todos. Conclui com uma análise feita sobre a prática docente no ambiente carcerário e como a mesma vem provocando mudanças significativas, tanto para os professores como para os detentos que participam assiduamente do processo de aprendizagem. Mudanças essas que são diariamente demonstradas por ambas às partes.
Downloads
References
CARRREIRA. Denise. Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação: Educação nas Prisões Brasileiras. São Paulo: Plataforma DhESCA Brasil, 2009.
FREIRE. Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. Editora EGA, 1996.
LEI DE EXECUÇÃO PENAL – LEP, Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm Acessado em: 23 de setembro de 2014.
LEI nº 12.433, de 29 de junho de 2011. Remição de Pena Pelo Estudo; Cômputo e Perda dos dias Remidos. Disponível em: www.ambitojurídico.com.br Acessado em: 23 de setembro de 2014.
MARTINS. Rose Mary Kern. Pedagogia e andragogia na construção da educação de jovens e adultos. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 12, n. 1, p. 143-153, jan./jun. 2013. Disponível em: www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/viewFile/20331/12520 Acessado em: 25 de setembro de 2014.
SANTOS. Carlos César Ribeiro. Andragogia: Aprendendo a ensinar adultos. Disponível em: www.aed.aedb.br/seget/artigos10/402_ArtigoAndragogia.pdf Acessado em 24 de setembro de 2014.
STRELHOW. Thyeles Borcarte. BREVE HISTÓRIA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.38, p. 49-59, jun.2010 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/38/art05_38.pdf Acessado em 23 de setembro de 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).