UM OLHAR SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM SINDROME DE DOWN
Keywords:
Síndrome de Down, Ensino, Aprendizagem,Abstract
A inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino acende um grande debate acerca dos avanços e desafios no processo de ensino aprendizagem na sociedade atual. Com o intuito de trilhar um caminho que possa esclarecer os aspectos inerentes a esse processo, essa investigação tem como objetivo perceber como ocorre o desenvolvimento dos alunos com síndrome de Down, no que se refere ao ensino e aprendizagem no espaço escolar, a partir de relatos de professoras de uma Escola privada do município de Mossoró-RN. Para a coleta de dados foram aplicados questionários com as professoras, a fim de facilitar uma aproximação com o real vivenciado no contexto escolar. Os resultados preliminares da pesquisa apontam que o processo de aprendizagem transcorre de forma satisfatória, mas com necessidade de melhorias na capacitação docente e apoio pedagógico oferecido pela escola, o que é comum por estarmos tratando de um processo que prima por capacitações cotidianas, a inclusão. Contudo, os alunos atendidos, são vistos pelas professoras como capazes, mesmo sabendo do ritmo diferenciado de aprendizagem.
Downloads
References
CARVALHO, R.E. Removendo barreiras para a aprendizagem. Educação inclusiva. 3ed. Porto Alegre: Mediação, 2003.
MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.
MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. A inclusão escolar do portador da síndrome de Down: o que pensam os educadores?Natal, RN: EDUFRN, 2002.
PEREIRA MS. Semelhanças e diferenças de habilidades sociais de crianças com síndrome de down e crianças com desenvolvimento típico [dissertação]. São Carlos/SP. 2007. Disponível em: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_arquivos/9/. Acesso em 28 Ago. 2014.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Atualizações semânticas na inclusão de pessoas: Deficiência Mental ou Intelectual? Doença ou transtorno mental? Revista Nacional de Reabilitação, ano IX, n. 43, mar./abr. 2005, p. 9-10
SCHWARTZMAN, José Salomão. Síndrome de Down. 2 ed. São Paulo: Ed. Memnon: Mackenzie, 2003.
TELFORD. Charles W.; SAWREY, James M. O indivíduo excepcional. 5.ed. São Paulo: Zahar, 1984.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa qualitativa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.
VOIVODIC, Maria Antonieta. Inclusão Escolar de Crianças com Síndrome de Down. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).