VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA: necessária visibilidade e combate

Authors

  • Michael Hudson Dantas UERN

Keywords:

VIOLÊNCIA, VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA, CRIMINALIZAÇÃO

Abstract

A violência é um fenômeno universal, mas possui características na forma de se expressar de acordo com as especificidades dos sujeitos, seja pela sua classe social, cor/raça/etnia, orientação sexual, gênero, sexo e identidade de gênero. É a relação de poder desigual que oprime, viola e subjuga um ser, ou um coletivo, a outro. Sua legitimidade e visibilidade social se alteram no decorrer da história. A violência homofóbica é uma das formas desse fenômeno se expressar que vem matando, oprimindo, e surrupiando direitos da população LGBT há muito tempo.  A cada 28 horas, no Brasil, é morta uma pessoa LGBT em decorrência da homofobia. O peso ideológico imposto pelo modelo de organização social capitalista patriarcal dá base a essa violência, assim como ao machismo e ao racismo. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para a reflexão acerca da necessidade de visibilidade e combate da violência homofóbica. Utilizamos como procedimento metodológico revisão bibliográfica acerca das categorias violência e homofobia através de autoras como Minayo (2004; 2008) e Silva (2005), bem como pesquisa nos documentos produzidos pelo Grupo Gay da Bahia. Assinalando para a compreensão de que essa violência precisa ser tratada como crime no nosso país, pois os números mostram o quão danosa ela é para a vida das pessoas LGBT’s. A luta pelos direitos civis e humanos é necessária, mas compreendemos que nesse modelo de organização social é impossível a garantia da plena liberdade dos sujeitos e, portanto, da garantia plena de direitos. Destarte, a superação do sistema patriarcal-capitalista é necessária e urgente. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Michael Hudson Dantas, UERN

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

References

SILVA, Helena Oliveira da. Marco conceitual da violência contra a Criança e o Adolescente.Análise da Violência contra a Criança e o Adolescente, segundo o Ciclo de Vida no Brasil. São Paulo: Global/ Unicef, 2005.
MINAYO, M. C. S. A Violência Social sob a Perspectiva da Saúde Pública. Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 10 (suplemento 1): 07-18, 1994
MINAYO, M. C. de S.; SOUZA, E. R.. Violência e saúde como um campo interdisciplinar e de ação coletiva, In: História,Ciências, Saúde — Manguinhos, IV(3): 513-531, nov. 1997-fev. 1998.
GRUPO GAY DA BAHIA (GGB). Assassinato de homossexuais (LGBT) no Brasil: Relatório 2013/2014 <http://www.midianews.com.br/storage/webdisco/2014/02/14/outros/747486191270d149b81fdfe548b921d1.pdf> Acessado em 10/09/2014.

Published

2015-03-02

Issue

Section

RESUMOS EXPANDIDOS