PRÁTICAS DISCURSIVAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Keywords:
LINGUAGEM, OFICINAS, PRÁTICA SOCIAL.Abstract
Este trabalho visa apresentar um relato de uma experiência com Oficinas de Leitura e Produção de Textos no curso de Licenciatura em Educação do Campo, na disciplina de Leitura e Produção de Textos I. As oficinas objetivaram desenvolver práticas de leitura e produção de textos que envolvam os conhecimentos linguísticos necessários à reescrita de textos, culminando com a produção de um artigo científico, na perspectiva dos gêneros textuais. Concebendo-se a leitura e escrita como práticas discursivas, os resultados das oficinas sugerem que essa técnica torna-se relevante na formação e desenvolvimento de competências relativas à leitura e escrita de estudantes populares, oriundos de comunidades do campo no ensino superior.
Downloads
References
FARACO, Carlos Alberto e TEZZA, Cristovão. Oficina de Texto. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
KOCH, Ingedore Villaça.; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes. Compreendendo e interpretando práticas discursivas: (re) visitando orientações bakhtinianas. In: OLIVEIRA, M. B. F.; ALVES. M. P. C.; SILVA, M. P. Linguagem e práticas sociais: ensaios e pesquisas. Natal: EDUFRN, 2008.
PAVIANI; Neires Maria Soldatelli.; FONTANA; Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura. V. 14. N. 02. Maio/ago. 2009.
XAVIER, Márcia de Jesus. De como as populações e educadores do campo foram sendo incluídos na legislação brasileira e da sua distância das TICS. In: MACHADO, Ana Maria Netto(Org.). Toc! Toc! Toc!: eu quero entrar! Conhecimento e reconhecimento de egressos do stricto sensu & transformação social. Florianópolis: DIOESC, 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).