Diretrizes operacionais pra educação do campo: um recorte na política dos estados brasileiros
Keywords:
Educação do Campo, Saberes, Políticas Públicas.Abstract
Este estudo tem como objetivo discutir as diretrizes operacionais para Educação do Campo, com ênfase no recorte dado na política dos estados brasileiros ao ensino nas escolas que atendem a população campesina. A Educação do campo vive mudanças significativas e busca construir sua identidade. Tendo em vista, está vinculada a vivência de uma comunidade e relacionada a saberes próprios construídos pelos sujeitos ali existentes. Conhecimentos estes vivenciados pela comunidade e com apoio de movimentos sociais que buscam projetos com o intuito de socializar práticas e criar condições de existências na relação com a terra e com o meio ambiente. O aporte teórico desse estudo está fundamentado em Caldart ( 2006), Fernandes (2012), Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013). As políticas estaduais sinalizam propostas de educação nas áreas rurais tais como: na constituição dos currículos deverá incluir conteúdos voltados para a representação dos valores culturais, artísticos e ambientais da região, promover o mapeamento escolar de forma a estabelecer critérios para ampliação e interiorização da rede pública, calendários escolares da zona rural sejam adequados aos calendários agrícolas da região, manifestações relevantes da cultura regional sejam incluídas no currículo, ssocialização e produção de diferentes saberes, espaço de vivência e produção cultural, pedagogia da alternância de estudos entre outros.
Downloads
References
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da Republica Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação, Cultura e Lazer. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
CALDART, Roseli Salete. Pedagogias do Movimento Sem Terra. Petrópolis: Vozes, 2000.
FERNANDES, B. M. Território Camponês. In: CALDART, R. S. et al. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).