Diretrizes operacionais pra educação do campo: um recorte na política dos estados brasileiros
Palavras-chave:
Educação do Campo, Saberes, Políticas Públicas.Resumo
Este estudo tem como objetivo discutir as diretrizes operacionais para Educação do Campo, com ênfase no recorte dado na política dos estados brasileiros ao ensino nas escolas que atendem a população campesina. A Educação do campo vive mudanças significativas e busca construir sua identidade. Tendo em vista, está vinculada a vivência de uma comunidade e relacionada a saberes próprios construídos pelos sujeitos ali existentes. Conhecimentos estes vivenciados pela comunidade e com apoio de movimentos sociais que buscam projetos com o intuito de socializar práticas e criar condições de existências na relação com a terra e com o meio ambiente. O aporte teórico desse estudo está fundamentado em Caldart ( 2006), Fernandes (2012), Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013). As políticas estaduais sinalizam propostas de educação nas áreas rurais tais como: na constituição dos currículos deverá incluir conteúdos voltados para a representação dos valores culturais, artísticos e ambientais da região, promover o mapeamento escolar de forma a estabelecer critérios para ampliação e interiorização da rede pública, calendários escolares da zona rural sejam adequados aos calendários agrícolas da região, manifestações relevantes da cultura regional sejam incluídas no currículo, ssocialização e produção de diferentes saberes, espaço de vivência e produção cultural, pedagogia da alternância de estudos entre outros.
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Referências
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