Deficiência visual: uma experiência com uma aluna do Centro de Apoio ao Deficiente Visual- Cadv de Mossoró-RN
Keywords:
Deficiência Visual, Inclusão, Mossoró.Abstract
O presente artigo busca contribuir com estudos relativos à inclusão social voltada aos alunos (as) com deficiência visual, trazendo o retrato de vida de uma aluna da Escola Estadual Ambulatório Padre Dehom e também do Centro de Apoio ao Deficiente Visual CADV ambos localizados na cidade de Mossoró no estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, elaboramos algumas reflexões de como deve ocorrer a inclusão desses deficientes e posteriormente acompanhamos de perto como ocorre este processo. Essa pesquisa foi dividida em duas etapas: uma revisão de literatura sobre o tema Deficiência Visual fazendo um estudo sobre o processo de inclusão escolar e posteriormente analisamos como de fato todo esse processo ocorre na realidade. Após o acompanhamento da aluna Ligiane Castro na escola especializada, na escola regular e no decorrer do seu dia-a-dia pudemos averiguar como o processo de inclusão é implementado na vida de um deficiente visual e investigamos o uso de ferramentas necessárias para a melhoria deste processo, para que de fato ocorra uma aprendizagem significativa para os alunos portadores de deficiência visual.
Downloads
References
Histórico Padre Dehon. Disponível em : https://www.blogger.com/profile/16985792389413654875. Acesso em: 02 de mar. de 2014.
Orientação e Mobília: Conhecimentos básicos para a inclusão da pessoa com deficiência visual. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ori_mobi.pdf. Acesso em: 05 de mar. de 2014.
SANTOS. M.J.; GALVÃO. N.C.S.S.; ARAÚJO. S.C. Atendimento educacional específico - Deficiência visual e surdocegueira. Disponível em: http://books.scielo.org/id/rp6gk/pdf/diaz-9788523209285-24.pdf. Acesso em: 02 de mar. de 2014
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).