Educação, cultura e desenvolvimento rural
Palavras-chave:
Educação, Cultura, Desenvolvimento Rural.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir a relação entre educação, cultura e desenvolvimento rural, tendo em vista a nova configuração do campo brasileiro. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com base na utilização de técnicas de investigação bibliográfica. São referenciais teóricos do estudo Hespanhol (2007) Tarlombani Silveira (2009) e Silva (1999). O campo brasileiro se apresenta na contemporaneidade bastante heterogêneo. Para além das atividades agropecuárias que ainda predominam como vetor econômico outras atividades rurais não agrícolas se apresentam como alternativas de sustentabilidade econômica demonstrando a multifuncionalidade e pluriatividade do meio campesino. Diante desta configuração as políticas públicas de desenvolvimento rural, presente desde os anos de 1990, passaram a considerar a diversificação do campo e as suas especificidades locais e regionais. Afora isso, com a ressignificação da noção de desenvolvimento, antes pensado como um modelo abstrato e puramente técnico, novos aspectos são introduzidos como promotores desse desenvolvimento local, dentre eles a educação e a cultura. Se para o modelo hegemônico do Agronegócio o campo seria um espaço sem sujeito, a elevação do nível de instrução dos povos do campo significa resistência, ampliação dos horizontes e condição para a permanência qualificada desses atores. Com relação à cultura, a valorização das manifestações locais, seus ritos, artefatos, linguagens e obras, impulsiona o fortalecimento de uma identidade coletiva de pertença, neste sentido, deve-se entender a cultura não como um luxo dispensável, mas como um motor de desenvolvimento local, promotor de sustentabilidades material, ambiental e social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
HESPANHOL, A N.; O desenvolvimento do campo no Brasil. In Geografia agrária:
Teoria e poder/ Bernardo Mançano Fernandes, Marta Ines Medeiros Marques, Julio
César Suzuki (orgs) --1.ed São Paulo: Expressão Popular, 2007.
KAYSER, Bernard. A Cultura: uma alavanca para o desenvolvimento local. 1994.
Disponível em: <http://ec.europa.eu/agriculture/rur/leader2/ruralpt/
biblio/culture/art03.htm>. Acesso em: 25 set. 2015.
LIMA, Elmo de Souza; SILVA, Maria Sueleuda Pereira da. Educação do Campo e
Desenvolvimento Sustentável. Disponível em:
<http://educacaonosemiarido.xpg.uol.com.br/Educação do campo e desenvolvimento
sustentável.pdf>. Acesso em: 25 set. 2015.
SILVA, Maria do Socorro. Educação do Campo e Desenvolvimento: uma relação
construída ao longo da história. Disponível em:
<http://www.contag.org.br/imagens/f299Educacao_do_Campo_e_Desenvolvimento_Su
stentavel.pdf>. Acesso em: 24 set. 2015.
Teoria e poder/ Bernardo Mançano Fernandes, Marta Ines Medeiros Marques, Julio
César Suzuki (orgs) --1.ed São Paulo: Expressão Popular, 2007.
KAYSER, Bernard. A Cultura: uma alavanca para o desenvolvimento local. 1994.
Disponível em: <http://ec.europa.eu/agriculture/rur/leader2/ruralpt/
biblio/culture/art03.htm>. Acesso em: 25 set. 2015.
LIMA, Elmo de Souza; SILVA, Maria Sueleuda Pereira da. Educação do Campo e
Desenvolvimento Sustentável. Disponível em:
<http://educacaonosemiarido.xpg.uol.com.br/Educação do campo e desenvolvimento
sustentável.pdf>. Acesso em: 25 set. 2015.
SILVA, Maria do Socorro. Educação do Campo e Desenvolvimento: uma relação
construída ao longo da história. Disponível em:
<http://www.contag.org.br/imagens/f299Educacao_do_Campo_e_Desenvolvimento_Su
stentavel.pdf>. Acesso em: 24 set. 2015.
Downloads
Publicado
2016-06-20
Edição
Seção
ARTIGOS COMPLETOS
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).