Linguagem e práticas culturais hip hop de estudantes do ensino médio
Palavras-chave:
Linguagem, Hip Hop, Estudantes.Resumo
Inserido na área da Linguística Aplicada e dos Estudos Discursivos Aplicados à Educação, este trabalho busca apresentar, de modo introdutório, uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é mapear/identificar as práticas de linguagem de estudantes relacionadas ao movimento cultural hip hop na prática escolar e a devida correspondência para o acesso ao ensino médio. Pretende-se, a partir do referencial teórico da Análise do Discurso Francesa (AD), descrever os movimentos culturais que envolvem as práticas discursivas dos estudantes do Ensino Médio na escola em diálogo com a sociedade. Espera-se contribuir com a linguagem e práticas culturais dos jovens na visibilização do movimento hip hop: capoeira, poesia, grafite, música e dança.
Downloads
Referências
GREGOLIN, M. do R. AD: descrever – interpretar acontecimentos cuja materialidade funde linguagem e história. NAVARRO, P. Estudos do texto e do discurso: mapeando conceitos e métodos (org). São Carlos: Claraluz, 2006.
OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes. Alteridade e construção de identidades pedagógicas: (re) visitando teorias dialógicas: In: MAGALHÃES, Izabel; CORACINI, Maria José. GRIGOLETTO, Marisa (Orgs). Práticas identitárias: língua e discurso. São Carlos: ClaraLuz, 2006.
PEREGRINO, Mônica. Trajetórias desiguais: um estudo sobre os processos de escolarização pública de jovens pobres. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.
SOUZA, Ana Lúcia da Silva. Letramentos da reexistência: poesia, grafite, música, dança: hip hop. Parabóla Editorial, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).