I Encontro Potiguar de Medicina Veterinária

Autores

  • CEO ATENA-UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Palavras-chave:

Medicina veterinária

Resumo

Ao longo da história da humanidade, a relação homem-animal foi de fundamental importância, com impactos positivos e negativos para ambos os lados. O objetivo inicial do homem de buscar nos animais apenas uma fonte de alimento ou de serviços – como transporte, guarda ou força motriz – foi ampliado à medida que a relação entre os dois elos se estreitava e os animais domesticados progressivamente incorporados ao cotidiano do ser humano.

Atualmente, há uma preocupação muito pertinente quanto ao bem-estar dos animais, em busca de uma consciência básica: todos os animais devem ser tratados com respeito e cuidado, independente de sua natureza. Desde os criados para companhia até aqueles destinados à produção de alimentos, é necessário que o conforto e o bem-estar estejam presentes durante todas as fases da vida, mesmo que esta seja curta. Além disso, é muito importante atentar pela necessidade de preservação dos animais silvestres – alguns deles até mesmo ameaçados de extinção – todos seguramente importantes para a manutenção do equilíbrio de diferentes ecossistemas. Diante desse cenário, o médico veterinário existe como um meio de união ainda maior entre os mundos humano e animal, cada vez mais interligados entre si.

A medicina veterinária exerce sua função na sociedade através de um vasto leque de estudos, pesquisas e interações de diversas áreas científicas que permitem o aperfeiçoamento da relação humano animal. O intercâmbio de conhecimento não se trata apenas de estabelecer as diferenças, mas também, e principalmente, compartilhar informações que podem aumentar a eficiência do profissional veterinário em frente às suas diversas atuações. Os estudantes e profissionais da medicina veterinária necessitam sempre buscar novos meios de desenvolverem suas atividades, além de se atualizarem sobre as novas descobertas do mundo científico e das novas necessidades do mercado.

Dessa forma, o I Encontro Potiguar de Medicina Veterinária (EPVET) surge como um meio de atender essa necessidade, principalmente para os estudantes e atuantes do Estado do Rio Grande do Norte. O evento busca contribuir para a formação acadêmica do médico veterinário com a apresentação de novas informações e atualização sobre temas de relevância na área.

Sandy Beatriz, UFERSA

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

ATENA-UFERSA, C. (2019). I Encontro Potiguar de Medicina Veterinária. ATENA - Portal De Anais De Eventos Da UFERSA. Recuperado de https://periodicos.ufersa.edu.br/atena/article/view/10276

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.