I Simpósio de Educação Infantil

Autores

  • ATENA UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação, Semiárido Nordestino, Semiárido Potiguar, Angicos-RN

Resumo

A obra apresenta os Anais do I Simpósio de Educação Infantil - SIMEI, encontro entre Professores, Pesquisadores e Estudantes interessados em discutir questões da Educação Infantil no meio do semiárido nordestino-potiguar, realizado entre 24 e 26 de julho de 2019, no município de Angicos, RN.  

Idealizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Culturas, Currículos e Linguagens - EDUCLIN da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Campus de Angicos, o evento foi pensado, desde o início, como atividade de formação docente, inicial e continuada, que envolvesse o compartilhamento e a discussão de produções decorrentes de ações de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas por diferentes profissionais, grupos e instituições que atuam no campo da Educação Infantil. Em sua primeira edição, o SIMEI foi realizado contando com importantes parcerias – do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e do Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - NEI-CAp, e envolveu um expressivo número de 486 participantes. 

O evento abordou o tema “Educação Infantil, Culturas e Currículos: políticas e práticas cotidianas”, promovendo discussões e reflexões sobre currículos
como construções-vivências-narrativas que se processam, tanto no âmbito das políticas públicas, quanto das práticas cotidianas de creches e pré-escolas e que precisam considerar, numa perspectiva de qualidade da educação das crianças, as culturas da infância em suas especificidades e multiplicidades e que precisam, por sua vez, integrar a formação dos profissionais responsáveis. Neste sentido, os Anais ora apresentados são um registro formal das apresentações feitas nos dois Grupos de Trabalho – Relatos de Práticas Pedagógicas e Relatos de Pesquisas, totalizando 61 trabalhos produzidos por professores e pesquisadores da Educação Infantil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-02-26

Como Citar

UFERSA, A. (2021). I Simpósio de Educação Infantil. ATENA - Portal De Anais De Eventos Da UFERSA. Recuperado de https://periodicos.ufersa.edu.br/atena/article/view/10302

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>