ADUBOS NITROGENADOS E POTÁSSICOS NA PRODUÇÃO DE PORTA-ENXERTOS DE UMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arr. Cam.)

Autores

  • Miguel Wanderley de Andrade Doutorando em Fitotecnia, do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caixa Postal 137, 59625-900, Mossoró – RN; miguelgorbe@yahoo.com.br
  • Vander Mendonça Departamento de Ciências Vegetais (DCV), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Mossoró – RN; vander@ufersa.edu.br
  • Oscar Mariano Hafle Prof. D. Sc. do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFPB- Campus Sousa-PB), Sousa – PB. omhafle@yahoo.com.br
  • Priscilla Vanúbia Queiroz de Medeiros Doutoranda em Fitotecnia, do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Pris_medeiros85@hotmail.com.
  • Luciana Freitas de Medeiros Mendonça outoranda em Fitotecnia, do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. lucisfreitas@hotmail.com

Palavras-chave:

Adubação. Nitrogênio. Potássio. Umbuzeiro

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo obter as melhores fontes e doses de adubos químicos nitrogenados e potássicos para a obtenção de porta-enxertos vigorosos de umbuzeiro, na região Nordeste do Brasil. Em experimentos separados, foram testadas duas fontes de nitrogênio: uréia e sulfato de amônio, em cinco doses (0, 350, 700, 1400 e 2800) mg.dm-3 , e duas fontes para o potássio (cloreto de potássio e sulfato de potássio) em cinco doses (0; 1.800; 3.600; 5.400 e 7.200) mg.dm-3 de substrato. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso em esquema fatorial 2 (fontes) x 5 (doses), quatro repetições e dez plantas por parcela. Foram avaliados parâmetros referentes ao crescimento das mudas. Assim, a aplicação de N e K aplicadas ao solo influenciou negativamente as variáveis sobrevivência, comprimento da parte aérea, diâmetro do caule e massa fresca do xilopódio dos porta-enxertos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Wanderley de Andrade, Doutorando em Fitotecnia, do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caixa Postal 137, 59625-900, Mossoró – RN; miguelgorbe@yahoo.com.br

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1994), graduação em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (2004), graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1988), graduação em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (2004) e mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (1998). Atualmente é engenheiro agrônomo da ESCOLA AGROTECNICA FEDERAL DE SOUSA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia de Plantas Cultivadas

Vander Mendonça, Departamento de Ciências Vegetais (DCV), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Mossoró – RN; vander@ufersa.edu.br

Engenheiro Agronômo e Pós-Doutorado em Agronomia, Professor Adjunto de Fruticultura da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Consultor "Ad hoc" CNPq e Bolsista de Produtividade II do CNPq. Atuando nas áreas de propagação, adubação e condução de espécies frutíferas de clima tropical.

Oscar Mariano Hafle, Prof. D. Sc. do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFPB- Campus Sousa-PB), Sousa – PB. omhafle@yahoo.com.br

rofessor do Ensino Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus de Sousa IFPB/Sousa/PB (1987 aos dias atuais). Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1986); Graduação em Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2000); Especialização em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1996); Especialização em Desenvolvimento Sustentado para o Semi-árido Nordestino pela Universidade Federal da Paraíba (1999); Especialização em Pós-colheita de Frutas e Hortaliças pela Universidade Federal de Lavras (2002); Especialização em Fruticultura Comercial pela Universidade Federal de Lavras (2004); Mestrado em Agronomia/Fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (2000); Doutor em Agronomia: Fitotecnia (Produção vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (2009). Estagiário-Docente na Universidade Federal de Lavras da Disciplina de Fruticultura Geral (FIT.132). Membro da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Fruticultura de clima tropical e sub-tropical (maracujá, mamão, banana, caju, goiaba, manga e citros); armazenamento de frutas; qualidade pós-colheita de frutas; uso de reguladores de crescimento; produção de mudas frutíferas.

Priscilla Vanúbia Queiroz de Medeiros, Doutoranda em Fitotecnia, do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Pris_medeiros85@hotmail.com.

Atualmente é Doutoranda no programa de pós-graduação em fitotecnia na Universidade Federal Rural do Semi Árido. Tem experiência em Fruticultura, Produção de mudas frutícolas, Manejo de Pomares, Produção Integrada de Frutas, Apicultura e produção de abelhas rainha.

Luciana Freitas de Medeiros Mendonça, outoranda em Fitotecnia, do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. lucisfreitas@hotmail.com

Atualmente é aluna do curso de doutorado em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semiárido. Participa do Grupo de Pesquisa Propagação, Nutrição, Adubação e Tratos Culturais de Frutíferas de Clima Tropical e Sub-Tropical cadastrado no CNPq. Na UFERSA também participa do Grupo Pesquisa em Fruticultura . Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Micropropagação de Ornamentais, além de Fruticultura, atuando principalmente nos seguintes temas: propagação, adubação e condução de espécies frutíferas de clima tropical.

Referências

ARAÚJO, R. C. Produção, qualidade de frutos e teores foliares de nutrientes no maracujazeiro amarelo em resposta à adubação potássica. UFV, Viçosa, 2001. Tese (Doutorado), 103 f.
CASTRO, P. R. C.; KLUGE, R. A.; PERES, L. E. P. Manual de fisiologia vegetal: teoria e prática, 1ª ed., Piracicaba: Editora Ceres, 2005. 651 p.
CAVALCANTI, N. B.; RESENDE, G. M.; BRITO, L. T. L. Emergência e crescimento do imbuzeiro (Spondias tuberosa, Arr. Cam.) em diferentes substratos. Revista Ceres, Viçosa, v. 49, n. 282, p. 97-108, 2002.
FERREIRA, D. F. Análise estatística por meio do SISVAR (Sistema para Análise de Variância) para Windows versão 4.0. In: REUNIÃO ANUAL DA REGIÃO BRASILEIRA DA SOCIEDADE INTERNACIONAL DE BIOMETRIA, 45, 2000, São Carlos. Anais... São Carlos: UFSCar, 2000. p. 255-258.
GOMES, F. P. Curso de estatística experimental. 14 ed. Piracicaba: ESALQ/USP, 2000. 477p.
LACERDA, J. S. et al. Avaliação do crescimento de porta-enxertos de umbuzeiro (Spondias tuberosa) em substratos adubados com nitrogênio e boro. Engenharia Ambiental, Espírito Santo do Pinhal, v. 6,n. 2, p. 519-531, 2009.
MASCARENHAS, J. de C. et al. Cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea. Diagnóstico do município de Sousa, estado da Paraíba. CPRM - Serviç o Geológico do Brasil. Recife: CPRM/PRODEEM, 2005. 34p.
MELO, A. S. et al. Desenvolvimento de porta-enxertos de umbuzeiro em resposta à adubação com nitrogênio e fósforo. Ciência Rural, Santa Maria, v. 35, n. 2, p.324-331, 2005.
MENDONÇA, V. et al. Doses crescentes de nitrogênio sobre o crescimento inicial de porta-enxertos de cajueiro gigante. Revista Agrarian, Dourados, v. 3, n. 8, p. 95-103, 2010.
NEVES, O.S.C. et al. Nutrição mineral, crescimento e níveis críticos foliares de cálcio e magnésio, em mudas de umbuzeiro, em função da calagem, Revista Ceres, Viçosa, v. 55, n. 6, p. 575-583, 2008.
NEVES, O.S.C. et al. Crescimento, nutrição mineral e nível crítico foliar de K em mudas de umbuzeiro, em função da adubação potássica. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v.31, n.3, p.636-642, 2007.
NEVES, O.S.C. et al. Efeito da adubação nitrogenada sobre o crescimento e acúmulo de nutrientes em mudas de umbuzeiro. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, UFRPE, Recife, v.2, n. 3, p. 200-207, 2007.
PENTEADO, S. R. Adubação na agricultura ecológica: cálculo e recomendação da adubação numa abordagem simplificada, 2ª ed., Campinas-SP: Via Orgânica, 2010. 168 p.
SANTOS, A. C. V. Produção de mudas Florestais. Niterói: Programa Rio Rural, 2008. Manual Técnico, 06, 20 f.
SILVA, H. et al. Algumas informações pomológicas do umbuzeiro da Paraíba.II. Características tecnológicas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 9. 1987,Campinas, SP. Resumos... Campinas: SBF, v. 1, p. 691-696, 1987.
TROEH, F. R.; THOMPSON, L. M. Solos e fertilidade do solo, 6ª ed., São Paulo: Andrei, 693 p., 2007.

Downloads

Publicado

10-12-2013

Edição

Seção

Nota Técnica