Análise da implementação de medidas de eficiência energética em uma indústria cerâmica de pequeno porte em Russas/CE
Resumo
O segmento da indústria cerâmica no Brasil está vinculado ao setor da construção civil, com uma participação estimada do PIB nacional em 1%. No Ceará, por exemplo, o segmento da indústria cerâmica encontra-se em um processo de reestruturação. Nesse viés, o presente trabalho apresenta um estudo de caso de eficiência energética referente a parte elétrica em uma indústria cerâmica de pequeno porte localizada na cidade de Russas-CE. O objetivo é estudar a viabilidade da implementação de algumas medidas de eficiência energética no âmbito da presente indústria, bem como analisar a possibilidade da mudança do grupo tarifário B3 para o grupo A4 e, posteriormente, averiguar os impactos econômicos concernentes a tais transmutações. Com o desenvolvimento do vigente estudo, observou-se que simples ações concernentes à eficiência energética, tais como possíveis rodízios e substituições dos motores elétricos da indústria cerâmica, podem proporcionar melhorias significativas em todo processo produtivo, expressando uma economia no consumo mensal de energia elétrica de aproximadamente 3.200 kWh. Ademais, conclui-se que a mudança do grupo tarifário B3 para o grupo A4, inserido na modalidade tarifária Horo Sazonal Verde, é vantajosa para a indústria, tendo em vista que a mesma estaria economizando cerca de R$ 16.000,00 em três meses de consumo.
No processo de submissão, via plataforma OJ/SEER, os autores concordam com os termos propostos pela revista, concedendo o direito de primeira publicação, além de outras especificações que podem ser visualizadas em: http://.... Declaração de Direito Autoral Os Autores que publicam na revista concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).