Proporcionalidade aplicada em circuitos elétricos de corrente contínua: uma experimentação com os alunos do 3o ano “a” da Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho
DOI:
https://doi.org/10.21708/issn27635325.v1n1.a10211.2019Abstract
O presente trabalho apresenta um estudo investigativo sobre proporcionalidade aplicada à circuitos
elétricos de corrente contínua, explorando conhecimentos, métodos e abordando seu contexto. O estudo
realizado foi de natureza investigativa seguida de uma prática pedagógica buscando mostrar e refletir a partir
de uma prática em sala de aula, na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, na série do 3o ano “A”, com
o objetivo de analisar o comportamento de circuitos elétricos resistivos com arranjo em série, em paralelo e
misto; Investigar a relação de proporcionalidade existente nos circuitos elétricos com seus elementos: corrente
elétrica, tensão e resistência através de uma prática pedagógica, pois proporciona maior familiaridade com o
tema em foco e permite o aperfeiçoamento das ideias e intuições sobre o objeto de pesquisa. Avaliar como os
alunos entenderam a experimentação, tanto no que se refere a prática, quanto à aprendizagem do conteúdo. O
ensino da proporcionalidade é iniciado no 7o ano do ensino fundamental, sendo dedicados um ou dois meses
a esse estudo e os demais conceitos, relacionados ao ensino de proporcionalidade, apresentados de uma só
vez, num só momento, os seguintes tópicos: definição de razão, definição de proporção como igualdade de
razões, propriedades das proporções, grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente
proporcionais, regra de três simples, regra de três composta e juro simples; uma abordagem que não faz a
exploração intuitiva da proporcionalidade como função.